
O deputado federal, Ronaldo Santini (PTB), em entrevista para o Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan, comentou sobre o edital de licitação do projeto de pavimentação do trecho da BR-470 entre André da Rocha e Lagoa Vermelha, que foi publicado na edição da última segunda-feira (10) do Diário Oficial da União. Ele já havia adiantando a informação ainda na sexta-feira passada.
Conforme ele este é mais uma passo após a federalização da obra, uma trabalho que começou a cerca de sete anos atrás. O estudo de viabilidade foi feito desde o Barracão até o entrocamento com a BR290. Este trecho poderá ter um retorno de até 45% em até seis anos.
Sobre a federalização da 470, passando de RS para BR, Santini diz a melhoria em segurança e em sinalização são ganhos para os motoristas, mas ele também lembrou as apreensões de drogas feitas após a instalação de um posto da Polícia Rodoviária Federal.
Ele falou sobre o cronograma das obras.
“A licitação estava prevista para ocorrer maio, devido a pandemia atrasou um pouco. O edital diz que até 30 de agosto as empresas deverão apresentar suas propostas. acredito que até a vencedora e a entrega do projeto pode levar até 10 meses devido a complexabilidade do projeto. A partir de 2021 faremos a licitação da obra propriamente dita. Após vamos trás dos recursos para a obra. Não teremos máquinas na pista antes disso por uma questão temporal”, disse.
Ele ainda disse que é importante que se trabalhe as federalizações da estradas estaduais visto que o governo do Rio Grande do Sul tem projetos para elas, porém, não há dinheiro para que se execute obras emergenciais e necessárias nas rodovias.
Santini também comentou que irá intermediar uma reunião entre o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitase a CICs de Caxias do Sul para tratar sobre melhorias em acessos a bairros que ficam às margens da BR-116 na cidade da Serra.
Confira a entrevista completa: