Caxias do Sul

Manoelito Savaris assume pela 9ª vez o Movimento Tradicionalista Gaúcho da Serra

Manoelito destaca que ele tem uma importante obrigação de cumprir o calendário anual, o qual compreende com 15 eventos estaduais

Manoelito Savaris assume pela 9ª vez o Movimento Tradicionalista Gaúcho da Serra
Foto: Reprodução / Leouve

Em 2023, pela 9ª vez ao longo de sua vida, Manoelito Savaris irá assumir a direção do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). As eleições ocorreram em todas as Regiões Tradicionalistas, concomitantemente, a Chapa 1 – Pelos Laços da Tradição – foi eleita para o biênio 2023/2024, com 788 votos, contra 641, da chapa 2 – Juntos somos um novo sentido – liderada por Valmir Böhmer (ainda tiveram 10 votos nulos e um em branco).

O QUE É O MTG?

O Movimento Tradicionalista Gaúcha é uma Federação de CTG’s. No Rio Grande do Sul existe em torno de 1700 entidades filiadas. A nomenclatura conhecida como CTG é um nome “genérico”, mas existem outras denominações como piquete, departamentos tradicionalistas, grupos de alternativa, censos folclóricos e etc.

Manoelito ira presidir a federação com mais seis vice-presidentes, além de 24 diretorias na administração do movimento.

OBRIGAÇÕES DO PRESIDENTE

Em entrevista para a reportagem do Portal Leouve, Manoelito destaca que ele tem uma importante obrigação de cumprir o calendário anual, o qual compreende em torno de 15 eventos estaduais.

Alguns eventos são competitivos, outros são de organizações administrativas, de reuniões gerais – mas não competitivas – por exemplo: o acendimento da chama crioula anual, organizado no mês de agosto, o qual é organizado pelo próprio MTG. Os mais disputados são o FEGADAN, o ENART, FINAL, Festa Campeira do RS, Concurso de Peões e de Prendas, além dos eventos de administração que são congressos, convenções e seminários que são realizados ao longo do ano. O MTG também oferece cursos, encontros e atividades” explicou Savaris.

O presidente relatou que para 2023 e 2024 o MTG pretende envolver uma campanha de catalogação de novos doadores de sangue para os hemocentros da região e também do Estado e, em dois anos, tentar zerar a necessidade de doação, levando cerca de 15 mil doadores do meio tradicionalista.

Disputa pelo jovem

Com muitas atividades de lazer, entre outras atividades culturais, faz com que o MTG tenha um grande desafio em atrair as pessoas para dentro da federação, principalmente o público jovem (menores de 25 anos). Para isto, Manoelito relata que o MTG usa de todos os meios tecnológicos para facilitar o desenvolvimento das atividades.

Buscamos sempre qualificar. Oferecemos um ambiente onde o jovem pode se realizar. Têm danças, canto, instrumento, lida campeira e constituição de grupos especialmente a atividade artística. Para às famílias tem o convívio fora de casa das diversas gerações, vai a família toda para as atividades e ninguém se acha estranho” explicou Savaris.

COMO PARTICIPAR?

Quem tem o interesse em fazer parte do MTG basta procurar o CTG mais próximo e se inscrever.

SOBRE O PRESIDENTE

Manoelito Carlos Savaris tem 66 anos (completará 67 no dia de sua posse), é oficial da Reserva da Brigada Militar e bacharel em História. Foi patrão do CTG Heróis Farroupilhas e do CTG Campo dos Bugres, ambos de Caxias do Sul. Coordenou a 25ª RT em 1996 e 1997; foi vice-presidente de Administração do MTG, em 1999 e 2000; e presidiu o MTG nos anos de 2001, 2002, 2003, 2005, 2006, 2014, 2015, 21 e 22.

Ele também foi presidente do já extinto Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), de 2007 a 2010; e presidente da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha (CBTG), em 2012 e 2013. Manoelito Savaris é autor de vários livros, entre eles “Rio Grande do Sul: história e Identidade” e “Manual de Tradicionalismo Gaúcho”, ambos publicados pelo MTG.

[su_youtube_advanced url=”https://www.youtube.com/watch?v=nCAlAWMo4e0″]