Ocorreu no começo da tarde deste sábado (21), por volta do meio dia na Via del Vino, centro de Bento Gonçalves, manifestos contra o racismo e principalmente contra a morte do negro João Alberto de Freitas, que foi espancado até falecer no supermercado Carrefour em Porto Alegre. Ele foi agredido por agentes de segurança de uma empresa terceirizada, que presta serviços ao estabelecimento em questão.
Em Bento Gonçalves, em torno de 50 manifestantes marcaram presença.
Desde o fato, diversas manifestações tem sido realizadas em várias cidades do Brasil. Em algumas delas como Caxias do Sul, Porto Alegre e Santa Maria, pessoas foram até a frente da unidade do mercado em questão, manifestar repúdio e pedir por boicote ao estabelecimento diante da situação.
Leia mais:
João Alberto de Freitas foi morto ainda na noite da última quinta-feira. Em Bento Gonçalves, a manifestação envolveu representantes da Cultura Negra, como o Movimento Negro Raízes, centro de umbanda caboclo pena dourada e ilê ode tinde e também pessoas da comunidade em geral, revoltadas com a situação.
Com cartazes e gritos de “Não ao racismo” “Vidas Negras Importam”, dentre outros, manifestantes expressaram a revolta com o recente caso e também ressaltaram a importância de combater o preconceito racial, de forma a evitar com que crimes semelhantes voltem a acontecer.
Confira imagens do manifesto em Bento Gonçalves: