Caxias do Sul

Manifestantes protestam na praça Dante, em Caxias, contra morte de homem negro em POA

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM

Ocorre na manhã deste sábado (21) na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, um protesto referente a morte de um homem negro que foi espancado e asfixiado até a morte por seguranças brancos na noite de quinta-feira (19). João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi morto por dois homens que trabalhavam na segurança do hipermercado Carrefour, na Zona Norte de Porto Alegre. O crime revoltou o Brasil, que foi às ruas lutar mais uma vez contra o racismo e a violência.

O protesto que teve início por volta das 10h reuniu cerca de 100 pessoas, que se manifestam pacificamente, com placas, faixas e tambores, contra o ato de brutalidade e o racismo que segue tirando vidas negras diariamente.

Leia Mais

> Grupos organizam protestos em Caxias do Sul após morte de homem negro em POA
> Homem é morto por seguranças de hipermercado na zona Norte de Porto Alegre

A vereadora eleita Estela Balardin (PT), uma jovem, negra, conhecida por lutar pelas causas anti-racistas, foi uma das organizadoras do protesto e conversou com a reportagem do Portal Leouve sobre a importância do ato.

“Nós vivemos infelizmente em uma estrutura que nos precariza, que precariza nossos corpos, as nossas vidas. Então toda vez que a gente tem uma ação que carrega a força da luta negra a gente avança na nossa sociedade, a gente mostra que esse problema existe, a gente cria visibilidade pra esses problemas que vivem a margem da sociedade e que infelizmente são escondidos e cria espaço para que as nossas vozes sejam ouvidas, pra que a nossa luta seja ouvida. Nós estamos aqui hoje, eu sou vereadora eleita aqui na nossa cidade, por causa da luta dos nossos antepassados. E agora a gente luta para as próximas sociedades que estão por vir não sofrerem o racismo que agente sofre”, relatou a vereadora.

Um pequeno grupo deve se deslocar no final da manhã até o hipermercado com as faixas que serão expostas em frente ao Carrefour de Caxias do Sul.

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM

Confira o vídeo:

Fotos e vídeo: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM