
Tensão em Brasília. Um grande grupo de cerca de 35 mil manifestantes protestam durante a tarde desta quarta-feira, dia 24, em frente a Esplanada dos Ministérios, contra o governo de Michel Temer (PMDB).
A manifestação que teve início de forma pacífica saiu de controle e resultou em uma série de depradações e vandalismo a prédios públicos, entre elas a que chamou mais atenção foi um incêndio provocado por um grupo de manifestantes no Ministério da Agricultura.
Além do incêndio, os ministérios de Minas e Energia, Turismo, Fazenda, Planejamento, Cultura, Meio Ambiente e Integração Nacional foram alvo de vandalismo e tiveram vidros quebrados e pichações em suas fachadas.
Também aconteceram vários confrontos entre policiais e pessoas que participam do protesto. As tropas de choque utilizaram bombas de gás lacrimogênio e tiros com balas de borracha para tentar controlar a confusão, enquanto os manifestantes revidaram com pedradas e pauladas.
Todos os ministérios foram evacuados e militares fazem um cordão de isolamento no Palácio do Planalto. Até o momento se tem informação de dois policiais feridos e um manifestante ferido por um disparo de arma de fogo em decorrência da confusão. Também foram registrados outros focos de incêndio em banheiros químicos e em materiais inflamáveis como papéis e tapumes.
Os manifestantes em sua grande maioria são de centrais sindicais e movimentos sócias, eles pedem a saída de Michel Temer da presidência da república e que sejam realizadas eleições diretas para a escolha do novo presidente do Brasil.