Farroupilha

Major Giovani Gomes assumirá o comando do 36º Batalhão da Polícia Militar, em Farroupilha

Ele assume o lugar do Tenente-Coronel Becker, que vai comandar o 10º BPM, em Vacaria

GIOVANE GOMES
Foto: Eduardo Garcia/Grupo RSCOM

Com a mudança no comando do 36º Batalhão de Polícia Militar de Farroupilha, quem assume no lugar do Tenente-Coronel Luis Fernando Becker é o Major Giovani Gomes, atual Subcomandante.

Natural do município de Carlos Barbosa, Gomes, de 50 anos, iniciou sua carreira no serviço militar, tendo hoje 32 anos de serviço público. No município de Caxias do Sul, ele trabalhou em sua primeira unidade.

Em entrevista ao Grupo RSCOM sobre este momento de sua vida, ele relembrou da infância onde teve no seu pai a visão de um homem que cuidava da segurança das pessoas, este que era da Brigada Militar:

“Iniciei com na parte militar vamos dizer assim com a história do meu pai, que também é da Brigada Militar, 1º Tenente da reserva e então vendo aquela figura paterna, chegando em casa fardado, o serviço que ele prestava, as ações que ele fazia, aquilo me brilhou o olho, Eu também queria fazer aquilo que ele estava fazendo”, revelou ele.

O hoje Major serviu o exército aos 18 anos, e teve uma experiência positiva, tanto que permaneceu por três anos servindo, passando pelas patentes de Soldado e Cabo. Posteriormente a isso, ele entrou na Academia de Polícia Militar, onde era necessário passar em um vestibular na PUC para realizar o ingresso. Feito alcançado, Gomes entrou na turma de 1997, ficando lá por quatro anos.

Sua primeira unidade, escolhida por ele mesmo, foi em Caxias do Sul, no 12º BPM. Em seu período na segunda maior cidade do Estado, ele tirou grandes lições de trabalho:

“Ali então como Tenente a gente aprendeu a trabalhar na rua, como oficial de serviço, a operacionalidade, a parte administrativa, de fato e de direito na prática e aprendemos muito, não só com os oficiais que ali estavam antes de nós, mas também com os praças, soldados, sargentos, que eram os mais veteranos”, relembrou.

Entre outras passagens, o Major relembrou também a experiência no Comando Regional Serra, antigo Comando de Policiamento de Área 5 chamado (CPA5), hoje chamado CRPO Serra. Entre idas e vindas, trabalhou no 37º BPM, em Frederico Westphalen, retornando para Farroupilha em 2008, ano em que lembra de uma passagem que marcou sua carreira:

“Em 2008 teve a situação que agitou a cidade, que foi o assalto simultâneo dos dois bancos. O Banco do Brasil e o Banrisul, naquela ação cinematográfica, porque aqueles indivíduos estavam muito bem preparados, sabiam o que estavam fazendo, tinham toda uma logística. A cidade foi tomada, eles trancaram a cidade, com armamento pesado, já chegaram atirando nas câmeras de segurança, justamente para não terem os olhos de monitoramento para o que iriam fazer”.

Esta ação das forças de segurança já teve a participação de Giovani Gomes, bem como também no acompanhamento do caso posteriormente:

“Depois da ação realizada, a questão toda de reféns soltos, a questão toda de atendimento do pós ocorrência, mais adiante a gente ficou sabendo que esses indivíduos gradativamente iam sendo presos ou entrando em confronto em outras situações e acabando morrendo nessas ações”.

A parceria com o Tenente-Coronel Becker foi citada, este que ele tratou como “amigo e camarada”, ressaltando que em muitas linhas de pensamento eles pensam de forma muito parecida e que essa partida para Vacaria será muito sentida, pela população e também por ele.

Uma de suas prioridades enquanto estiver no comando do 36º BPM, será manter a integralização das instituições de segurança pública, para assim continuar levando uma sensação de tranquilidade através da passagem de informações com seriedade e na atuação com ações efetivas.

“Sabemos, temo consciência, a população também sabe, que cada instituição tem sua área de atuação específica. Polícia Civil (polícia judiciária/investigação), Polícia Militar (Brigada Militar). A integração em todas as formas é a principal chave para o sucesso”, ressaltou ele.

Sobre seu novo desafio, o Major Giovani Gomes disse estar: “extremamente motivado, cada vez mais porque é uma situação do ser humano natural, receber uma motivação, estar sempre motivado, receber uma informação que é positiva, para a pessoa, para a família e para a carreira”, finalizou ele.

Oficialmente o Comando do 36º BPM terá a mudança no dia 6 de abril, em que a partir de então, o Comandante será o Major Giovani Gomes e o novo Subcomandante será o Major Márcio Borba Fernandes, em transferência de Caxias do Sul.