
Mais três focos do mosquito da dengue foram encontrados pelos agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na última sexta-feira (12), em Caxias do Sul. Os novos criadouros foram localizados no loteamento Alvorada, que integra o Esplanada elevando para 23 o número total encontrado este ano no município.
Dos três novos focos registrados, dois estavam justamente em reservatórios usados para armazenar água da chuva, instalados em uma residência e em um terreno baldio. O outro foi localizado em meio a sucatas, também em uma casa. Alisson Vieira Barros, Cristiano Pereira dos Santos e Leonardo da Silva Farioli foram os agentes que inspecionaram as áreas de risco em que estavam os focos do Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.
Os agentes destacam que o cuidado com os reservatórios e outros recipientes que acumulam água deve ser minucioso. “O mosquito consegue entrar por qualquer vão, pequeno que seja, e depositar seus ovos. É preciso ter muito cuidado também com a limpeza das caixas d’água, especialmente as que ficam expostas para coletar chuva. Devem ser bem tampadas”, afirma Farioli.
Os agentes ainda fazem um alerta sobre o uso de lonas. “Todas as lonas velhas devem ser corretamente descartadas. O ideal é que nem sejam utilizadas, pois podem facilmente furar ou rasgar, não impedindo a entrada do inseto nos reservatórios; ou ainda formar dobras que acumulam água. Melhor substituir por telas”, explica Barros.
A participação dos cidadãos no combate ao mosquito também é valorizada pelos profissionais. “Por mais que façamos esse trabalho, a população precisa se conscientizar de que é fundamental cada um limpar e verificar a sua casa e o seu terreno frequentemente. Não dá para esperar só pela visita dos agentes, a responsabilidade é de todos”, diz Santos.
O número de focos do mosquito encontrados até o momento, já supera o total encontrado durante o ano passado inteiro, que foi de 17 focos. Neste ano, oito localidades concentram os 23 focos do mosquito identificados. São eles: Loteamento Alvorada (6), Bela Vista (1), Desvio Rizzo (1), Esplanada (7), Mariani (1),Presidente Vargas (2), Salgado Filho (1) e Santa Lúcia Cohab (4). O número já supera em seis o total encontrado em 2018 (17).