Comportamento

Mais leitos de UTI, menor ocupação e esperança de bandeira laranja na Serra

Espera-se que a macrorregião retorne para a classificação laranja na próxima semana

Foto: Divulgação / Hospital Tacchini
Foto: Divulgação / Hospital Tacchini

Na manhã desta sexta-feira (19), José Carlos Breda, que é Presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e também prefeito de Cotiporã, concedeu entrevista para o Jornal da Manhã, da Jovem Pan. Ele comentou sobre a bandeira vermelha decretada na região da serra e os esforços das prefeituras para reverter a situação.Mais leitos de UTI, menor ocupação e esperança de bandeira laranja na Serra

A classificação da macrorregião como de alto nível de contaminação no último sábado (13), foi vista como incorreta por grande parcela dos gestores, empresários e população. De acordo com Breda, desde a data do anuncio da mudança, os prefeitos das cidades dos Campos de Cima da Serra e das Hortênsias têm trabalhado em conjunto para buscar uma reversão.

“O Observatório Regional da Saúde, composto por uma equipe de especialistas e que trabalha diariamente na avaliação dos dados do que está acontecendo, do que está sendo feito. O grande desafio para os prefeitos de toda região e ampliar o número de leitos. Ontem fechamos o dia com 224 leitos de UTI” declarou.

Com a adição destas novas unidades de tratamento intensivo, a macrorregião registra uma lotação de 60% dos leitos, com 139 pacientes. Na última semana, a ocupação era de 82%.

O presidente da Amesne informou que Bento Gonçalves inaugurou nesta semana 13 novos leitos de UTI, Gramado oito, Farroupilha e Caxias acrescentaram cinco unidades cada. Todos já disponíveis para população após serem homologados pela Secretária Estadual de Saúde.

Durante a conversa, ele confirmou também que na próxima semana serão disponibilizadas oito unidades de tratamento intensivo em Vacaria. Caxias do Sul, através de doações de respiradores por empresários da cidade, somará mais 12 leitos, divididos entre os Hospitais Pompeia e Virvi Ramos. Outras novas UTIs ainda serão instaladas na macrorregião.

Ao final, Breda afirmou que a Serra Gaúcha tem trabalhado com conjunto para que toda situação da pandemia seja lidada da melhor maneira possível.

“Nós, juntos, somos maiores que o desafio. Todos em prol do mesmo objetivo estão dando a sua contribuição. O inimigo é um só, o Coronavírus” finalizou.

Os prefeitos esperam que o Governo Estadual retorne a macrorregião para a bandeira laranja já na próxima semana, sete dias antes do previsto. Depois, os trabalhos continuarão para que a serra seja classificada como bandeira amarela.