Comportamento

Mais dois casos de sarampo são registrados no Rio Grande do Sul

Foto: Arquivo/Portal leouve
Foto: Arquivo/Portal leouve

Mais dois novos casos de sarampo foram registrados no RS, um em Gravataí região metropolitana de Porto Alegre, e em Ijuí, no Norte do estado.

Com isso, o Rio Grande do Sul chega a 15 casos confirmados da doença este ano. Os dados foram divulgados na quarta-feira (09), pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

Um dos casos é de uma mulher, moradora de Gravataí, mãe de um bebê, que na semana passada, já tinha a doença confirmada. O Outro é um morador de Ijuí, que fez uma viagem para o Paraguai.

Até agora foram notificados 381 casos, e 334 foram descartados, apenas 15 foram confirmados como sarampo e mais 34 estão sob investigação. A maneira mais eficiente é a vacinação, uma dose extra foi disponibilizada pelo Ministério da Saúde para crianças de seis a onze meses, que se chamou “dose zero”. Esse público alvo é mais suscetível a casos graves e até morte, o objetivo é intensificar a vacinação nesta faixa etária.

Esta segunda vacina não substitui a primeira dose contra o sarampo no Calendário Básico Infantil, que é dada para crianças com 12 meses de idade, como a vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e a caxumba. Com 15 meses a proteção se completa com a tetra viral, que além do sarampo, ajuda a prevenir contra a varicela, também conhecida como catapora.

Também foram divulgados a faixa etária das pessoas contaminadas, três menores de 1 ano, cinco entre 15 e 19 anos, quatro entre 20 e 29 anos, dois entre 30 e 39 anos e um caso com mais de 50 anos.

O sarampo é causado por um vírus com isso ela se torna uma doença infecciosa grave. A transmissão pode ocorrer por respiração próxima de outra pessoas, espirro, fala e tosse. Devemos procurar os erviços de saúde ao perceber alguns sintomas como, febre e manchas no corpo, acompanhado de tosse,coriza ou conjuntivite.

Porto Alegre foia cidade que mais se confirmaram casos, foram 8 no total seguido por Gravataí 3, Cachoeirinha 2 e Dois Irmãos e Ijuí ambas com 1 caso.