
Cerca de 1,1 tonelada de carne desossada foi destinada para 17 entidades beneficentes de municípios do Noroeste do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (26). A ação, mediada pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seapi), ocorreu após operação da Brigada Militar (BM) em que foram apreendidos 12 bovinos contrabandeados da Argentina.
A carga foi retida na travessia do rio Uruguai, na localidade de Poço Preto, em Alecrim, na semana passada. Depois do abate, foram beneficiadas organizações de Alecrim, Santa Rosa, Porto Mauá, Boa Vista do Buricá, Cândido Godói, Crissiumal, Giruá, Horizontina, Santo Cristo, São Martinho, Três de Maio e Tucunduva.
Segundo o fiscal estadual agropecuário da Seapi, Fernando Rempel, os bovinos apreendidos foram recebidos no frigorífico Cispoa 913, em Boa Vista do Buricá, onde foi realizado o abate e a desossa.
“O abate é proveniente da apreensão de bovinos sem comprovação de origem na região. O frigorífico conta com inspeção estadual, e a carne apresentou-se apta ao consumo humano”, disse.
Ainda de acordo com o fiscal, operações como esta visam garantir o status sanitário dos rebanhos gaúchos, evitando a entrada e disseminação de doenças através de animais de origem desconhecida.
“ (As operações) ajudam a garantir o nosso status sanitário de zona livre de febre aftosa sem vacinação”, finaliza Rempel.