Bento Gonçalves

Mais de duas mil pessoas são aguardadas na Via Sacra do Morro da Antena em Bento Gonçalves

Evento, tradicional do município, ocorre no Vale dos Vinhedos a partir das 19h desta sexta-feira (29) e mostra a Paixão e a Ressurreição de Jesus Cristo

Foto: GRUPO RSCOM
Foto: GRUPO RSCOM

Mais de 2 mil fiéis são aguardados no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves nesta Sexta-Feira Santa(29), às 19h, para a tradicional encenação da Paixão de Cristo do Morro da Antena em Bento Gonçalves. Evento, que contempla a Via Sacra, e também a ressurreição de Jesus Cristo está na sua 24ª edição e deve contar com cerca de 80 atores, de um total de mais de 120 pessoas que trabalham desde a montagem de cenário, luz e áudio, para que o espetáculo emocione novamente os fieis que comparecerem no local. O evento é organizado pela comunidade da Linha Ceará da Graciema e conta com o apoio da Paróquia Cristo Rei.

Os fiéis são esperados já por volta das 17h30, e a procissão está marcada para iniciar às 19h na Gruta da Comunidade, realizando a Via Sacra e culminando na crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo, no Morro da Antena, por volta das 22h.

É importante ressaltar que para a segurança dos fiéis que participam da celebração, a RS444 estará bloqueada nos dois sentidos durante a procissão.

Segundo relatos da comunidade, a encenação, que agora já é tradicional no município, envolvendo muitos fiéis, começou quando moradores da Linha Ceará realizavam uma caminhada simbólica, sozinhos, sem equipamentos ou estruturas. Ao longo do tempo, mais fiéis se juntaram ao grupo, que foi profissionalizando e tornando-se o que é hoje. A organização do evento em 2024 iniciou logo após o carnaval.

Um fato que pode emocionar a comunidade, e que emociona os participantes, é que, durante a pandemia de Covid-19, alguns atores faleceram. Os atores atualmente não usam microfone, apenas dublam um áudio já gravado, e que em alguns casos acabam encenando com a voz de colegas falecidos. Sempre há uma oração em homenagem aos que se foram. Há, inclusive, um filho que dubla a voz do pai, que fazia o seu papel anteriormente, mas acabou falecendo durante a pandemia.

A organização do evento ressalta ainda que a entrada é gratuita, mas estão aceitando doações voluntárias de alimento. Também durante o evento estará sendo distribuída Macela para fiéis que contribuírem com qualquer valor.

Em 2023, segundo informações repassadas pelo DMT, a apresentação foi assistida por mais de 2.000 pessoas.