O início das atividades do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para Pessoas em Situação de Rua, a partir de decreto, assinado pelo prefeito Adiló Didomenico na tarde desta quarta-feira (23), ganhou o destaque do vereador Olmir Cadore/PSDB. O parlamentar se manifestou em plenário na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, e alertou que, conforme dados da Fundação de Assistência Social (FAS), no município, existem 700 cidadãos nessa condição de rua.
Cuidado social
De acordo com Cadore, a vulnerabilidade social resulta, muitas vezes, do abandono dos próprios familiares. Com isso, segundo ele, essas pessoas ficam suscetíveis à violência, às drogas, ao alcoolismo, entre outros malefícios.
“É proibida a remoção de cidadãos, em espaços públicos. Os domicílios improvisados são equiparados a moradias, não podem ser violados”, observou o tucano.
Ainda conforme os dados informados pelo parlamentar caxiense, 82% dos moradores são do sexo masculino e 53% possuem idade entre 25 e 44 anos. O grupo conta participação de entidades públicas e privadas, e pretendem buscar alternativas sociais, econômicas e profissional, proporcionando a retirada dessas pessoas das ruas, com acompanhamento para a a reinserção social dos mesmos.