Cidades

Mais de 6,6 mil pessoas de sete municípios do Vale do Taquari estão fora de suas casas por causa da enchente

Várias famílias de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Encantado, Muçum Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul foram atingidas pela enchente

Mais de 6,6 mil pessoas de sete municípios do Vale do Taquari estão fora de suas casas por causa da enchente
Foto: soldado Maiquel Moura/ Defesa Civil RS

As Defesas Civis de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Encantado, Muçum, Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul retiraram e alojaram, pelo menos, mais de 6.660 pessoas, que tiveram suas casas atingidas pela enchente neste final de semana. O município de Roca Sales ainda está contabilizando os dados e por isso não passou os números oficiais. Essa foi a terceira maior enchente da história nos últimos 100 anos.

Lajeado tem 218 famílias fora de suas casas, o que corresponde a 594 pessoas, que estão estão abrigadas no Parque do Imigrante, no Ginásio do Conservas e na igreja do Conservas. Em Estrela, são mais de 500 pessoas abrigadas no ginásio Ito Snel, no bairro Oriental e nos ginásios da escola Nicolau Müssnich, no bairro Boa União e da Comunidade São José Operário, do bairro Imigrantes.

Em Arroio do Meio, cerca de 1.800 pessoas foram desalojadas. Elas estão em barracas no pátio de vizinhos, casas de familiares, clubes e ginásios. Em Encantado são 671 pessoas que foram colocadas no Parque João Batista Marchese, Comunidade Porto XV, Comunidade Vila Moça, Comunidade Jardim do Trabalhador, Comunidade Nova Morada, Nova Creche Navegantes e no Lonão na Duque de Caxias, no Bairro Navegantes. Muçum tem 180 pessoas nos abrigos do município.

Bom Retiro do Sul tem 183 pessoas fora de suas casas. Cruzeiro do Sul é o município que mais teve atingidos: 2.732 pessoas foram desalojadas. Os flagelados foram abrigados no Ginásio Municipal Orlando Osvaldo Eckerth e no Salão Comunitário do Bairro Célia. Em Venâncio Aires, que pertence ao Vale do Rio Pardo, foram 156 pessoas, o que corresponde a 47 famílias.

 

Fonte: Independente

Texto: Elisangela Favaretto
[email protected]