
As Defesas Civis de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Encantado, Muçum, Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul retiraram e alojaram, pelo menos, mais de 6.660 pessoas, que tiveram suas casas atingidas pela enchente neste final de semana. O município de Roca Sales ainda está contabilizando os dados e por isso não passou os números oficiais. Essa foi a terceira maior enchente da história nos últimos 100 anos.
Lajeado tem 218 famílias fora de suas casas, o que corresponde a 594 pessoas, que estão estão abrigadas no Parque do Imigrante, no Ginásio do Conservas e na igreja do Conservas. Em Estrela, são mais de 500 pessoas abrigadas no ginásio Ito Snel, no bairro Oriental e nos ginásios da escola Nicolau Müssnich, no bairro Boa União e da Comunidade São José Operário, do bairro Imigrantes.
Em Arroio do Meio, cerca de 1.800 pessoas foram desalojadas. Elas estão em barracas no pátio de vizinhos, casas de familiares, clubes e ginásios. Em Encantado são 671 pessoas que foram colocadas no Parque João Batista Marchese, Comunidade Porto XV, Comunidade Vila Moça, Comunidade Jardim do Trabalhador, Comunidade Nova Morada, Nova Creche Navegantes e no Lonão na Duque de Caxias, no Bairro Navegantes. Muçum tem 180 pessoas nos abrigos do município.
Bom Retiro do Sul tem 183 pessoas fora de suas casas. Cruzeiro do Sul é o município que mais teve atingidos: 2.732 pessoas foram desalojadas. Os flagelados foram abrigados no Ginásio Municipal Orlando Osvaldo Eckerth e no Salão Comunitário do Bairro Célia. Em Venâncio Aires, que pertence ao Vale do Rio Pardo, foram 156 pessoas, o que corresponde a 47 famílias.