Os jovens das unidades de internação da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) realizarão, nos dias 18 e 19 de setembro, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para Pessoas Privadas de Liberdade. A prova é uma avaliação para aferição de competências e habilidades. Para garantir o certificado de conclusão de Ensino Fundamental, é preciso ter no mínimo 15 anos. Para o Ensino Médio, é necessário ter 18 anos completos.
Dos 1.218 adolescentes que estão cumprindo medidas de internação na Fase, 825 se inscreveram, representando 68,56% da população. Em Porto Alegre, 310 socioeducandos irão realizar a avaliação que pode certificar a conclusão do Ensino Fundamental, e 75 para o Ensino Médio. Nos Centros de Atendimento Socioeducativos (Cases) do interior do Rio Grande do Sul, 309 jovens farão a prova em nível Fundamental e 141 para nível Médio.
O Encceja é composto por quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, por nível de ensino e uma redação. No Ensino Fundamental, as áreas de conhecimento avaliadas são: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia. No Ensino Médio as áreas são: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.