A abertura do 5ª Simpósio Estadual do Varejo, promovido pelo Sindilojas Caxias, ocorreu no palco principal nesta terça-feira (29), no Intercity Hotel Caxias, com o tema “O Varejo Surpreende: criando novas emoções”. O anfitrião Rossano Boff, presidente do Sindilojas Caxias, deu as boas-vindas aos participantes. Ele lembrou que ao cativar o cliente, cria-se um laço que vai muito além da venda: “O grande desafio do varejo físico é transformar uma simples compra em um momento único, centrado na experiência humana, enfatizando as diferentes formas de surpreender e envolver as pessoas”, disse. Também estiveram prestigiando a abertura rainha, Lizandra Chinalli, as princesas da Festa Nacional da Uva 2024, Eduarda Menezes e Letícia de Carvalho, e a embaixatriz do comércio Thayse Cabral.
Pela manhã, Marco Zanqueta trouxe a palestra “Truque de vendas: sem trabalho não existe mágica”. Empresário, consultor e pesquisador da Arte Mágica, em Las Vegas e palestrante executivo, Marco é Mágico Profissional e trouxe a metodologia “é lúdico, mas o papo é sério”, Marco une a mágica e o conteúdo para levar a informação e motivação na medida certa no desafio de encantar o cliente: “Às vezes, a gente perde oportunidades por não falar a língua do cliente.”
A palestra “Bora Bater a Meta?”, com o influencer Theo, foi recheada de bom humor e insights interessantes sobre o dia a dia do varejo. Formado em Publicidade e Propaganda e um fenômeno nas redes sociais, falou sobre as qualidades de um bom vendedor. Com seu jeito impactante, trouxe o perfil de personagens que trabalhavam com ele no comércio e suas estratégias de venda. Contou que observava as pessoas que mais vendiam na loja para entender a conexão que envolvia o relacionamento com os clientes. Ressaltou predicados como vendedores que se interessavam em auxiliar o cliente, outros que conhecem bem as necessidades que precisam ser atendidas no dia a dia, que criavam iniciativas diferenciadas para propor na venda. Theo contou quando assumiu um cargo como gerente em uma loja defendia que toda a equipe precisava ter acesso às informações para o negócio funcionar bem: “É preciso mostrar para a equipe o posicionamento sobre as questões estratégicas que envolviam as vendas para desenvolver a autonomia no atendimento”.
A programação da tarde iniciou com a palestra “O Novo Varejo Raiz” com Fabiano Zortéa. Conectado pela verdadeira essência de ser varejista, Fabiano Zortéa, é administrador com MBA em Gerenciamento de Projetos e Pós-graduação em Gestão de Pequenos Negócios. Apaixonado por varejo e comportamento de consumo, teve uma experiência incrível estudando na University of California, nos Estados Unidos. Filho de varejistas, gosta de identificar boas práticas e compartilhar conhecimentos para ajudar os negócios. Participou das últimas dez edições da NRF, em Nova Iorque. Também estuda, articula e desenvolve estratégias para o desenvolvimento do varejo, como coordenador do Sebrae: “O varejo é muito mais do que o negócio, é um lugar de encontros para resolver problemas das pessoas e para oferecer algo em produto e propiciar as vendas”, afirmou. Segundo ele, a pergunta que os varejistas mais fazem é sobre como trazer o cliente para a loja, mas para responder esta pergunta é preciso atuar no digital para buscar um alto fluxo de pessoas. “Loja física com bom presença digital é essencial para atender melhor o consumidor, bem como entender as novas gerações”, ressaltou Zortéa. Fabiano conta que quando se trata de comércio local, o remoto acelera conhecer os vizinhos locais, saber as dores e valores e fazer parte do que acontece com a comunidade, inclusive, promovendo ações no bairro para envolver as pessoas. Outro aspecto interessante é a importância da compreensão do próprio negócio para ser mais assertivo ao oferecer produtos ou serviços: “O varejo que vende mais é o que tem gente sorrindo”, afirmou. No intervalo, os participantes foram convidados para a atividade “Movimento é vida”, com a Roffit – Clínica de Atividade Física.
Max Daguano apresentou o tema “Como apresentar melhor o produto (em loja física e no Instagram) aumentando em 10 vezes a sua persuasão”. Ele que vêm de uma família de varejistas e experts do varejo e é fundador e CEO da Escola VarejoPro, voltada para empresários, gestores e equipes de varejo, iniciou falando que a venda ocorre quando conversamos com o cérebro do cliente: “Para falar com o lado emocional, eu preciso dar show com dois pilares que são: domínio sobre o produto que vendo contando histórias e também provocar o sentimento que leva à decisão de compra”, explicou. Para Max, o momento de apresentação do produto é uma arte que vai melhorar a vida do cliente naquele contato de interação ao mostrar detalhes mapeado como benefício, ou seja, apresentar o produto é argumentar para despertar o desejo para a compra.
“Varejo e tendências do novo consumo” foi o tema trazido pela convidada Giuliana Morrone, nesta edição do Simpósio Estadual do Varejo. Jornalista experiente, com trajetória de mais de 20 anos na TV Globo, e especialista em ESG, Giuliana Morrone apresenta tendências de iniciativas e oportunidades por meio de cases comprometidos com o meio ambiente para o comércio daqui. Começou a sua fala dizendo que empresas são feitas por pessoas, mas ressaltou que a conversa de hoje seria sobre dinheiro. A palestrante contou que sempre teve paixão pela sustentabilidade e por isso desenvolveu hábitos relacionados à economia circular: “Fiquei muito atraída pelo lucro com ética, respeito ao meio ambiente, com boa governança, quando conheci ESG”. Ao abordar os hábitos de consumo, informou que as novas gerações levam em consideração o comprometimento com as marcas com o meio ambiente, mas não consomem se o valor for maior do que similares no mercado. Citou iniciativas sustentáveis como arborização, por exemplo, enquanto esclareceu que ESG envolve riscos e oportunidades para minimizar riscos ambientais: “O mercado entendeu que este cuidado é uma prática que preserva as marcas de enfrentar crises ocasionadas por uma mão de obra comprometida ou até a matéria-prima”, citando a Renner como exemplo. Ela destacou que a conscientização é um processo que precisa ser protagonizado pelos tomadores de decisão das marcas e por isso escreveu um livro sobre “o que é fato e o que é fake em ESG”, que ainda não foi lançado: “A minha fala é para abrir os olhos para levar mais inclusão para a minha empresa para conquistar resultados incríveis”, finalizou.
O 5º Simpósio Estadual do Varejo é uma realização do Sindilojas Caxias e conta com o apoio institucional do Sistema Fecomércio SESC SENAC e do Sebrae RS. O evento com conto o patrocínio Ouro do Círculo Saúde, Sicoob Meridional, Sicredi Pioneira e Totvs. Os patrocinadores Bronze são Supermercados Andreazza, CDL Porto Alegre, Amigraf – Gráfica e Editora e Shopping Villagio Caxias. Entre os parceiros e apoiadores estão marcas como Bonne Santé Alimentos, De Cacau Store, Divinittá Aromas e Sensações, Fadanelli Padaria & Confeitaria, Flor Hortus Boutique Floral, GNC Cinemas, Interface Comunicação e Eventos, Intervene Publicidade, Moderniza Group, Roffit, Sala Viva, Semma, Sidnei Staudt, Unifique e XPlay Digital.
A 6ª edição do Simpósio Estadual do Varejo será no dia 29 de agosto de 2024.
Fotos: Fabio Grison
Arena Sebrae
Em paralelo às palestras do palco principal, ocorreu a Rodada de Negócios, que foi a primeira atração da manhã do Simpósio. A primeira palestra foi sobre “Humanização do Varejo”, com Elói Assis, seguida da conversa com Sidnei Staudt sobre “Detalhes que Fidelizam”. À tarde, “Pontos de inovação no varejo: soluções em economia circular e ESG no segmento da moda” foi o tema da palestra pocket com Pedro Horn Sehbe. Para finalizar a tarde, Débora Krauspenhar e Camila Reck Figueiredo apresentaram “O papel do Villagio Caxias no fortalecimento da Serra Gaúcha”.