Plantão

Mais de 500 novos soldados da BM nas ruas

506 soldados faão teste de ferro. (Foto: Divulgação)
506 soldados faão teste de ferro. (Foto: Divulgação)

Nesta sexta – feira (6) ocorreu em Porto Alegre, a solenidade de formatura de 506 novos soldados da Brigada Militar, que irão integrar e atuar a partir da próxima segunda-feira, por um mês, nas ruas das 20 maiores cidades gaúchas com elevados índices de criminalidade, sobretudo homicídios. Após o período de estágio operacional supervisionado por oficiais, o novo contingente, dos quais 121 são mulheres, serão alocados em suas unidades definitivas em todo o Interior do RS.

O Evento contou com a participação de familiares dos novos brigadianos e do governador José Ivo Sartori e o secretário estadual da Segurança Pública Cezar Schirmer, estes brigadianos faziam parte da última turma remanescente do concurso de 2014. “É um grande reforço na corporação. Eles serão distribuídos nos pequenos municípios e também onde realmente precisamos fazer um reforço especial no policiamento ostensivo”, afirmou Cezar Schirmer. “Vai melhorar os indicadores”, previu.

O secretário lembrou que um concurso encontra-se em andamento para 4,1 mil novos policiais militares. “É o maior das últimas décadas. Tão logo seja concluído vamos chamar um contingente. Nosso desejo é que esse contingente seja elevado”, assegurou, antevendo que “será um belo reforço” neste ano.

506 soldados faão teste de ferro. (Foto: Divulgação)

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal´Lago, garantiu que os novos 506 policiais militares estão preparados para atuarem nas 20 cidades com maiores índices de criminalidade, ao lado dos veteranos. Ele frisou que, durante o curso de formação, os mesmos já haviam participado de operações. “Está ocorrendo uma quebra de paradigma”, disse, recordando que nas últimas décadas havia uma saída maior de brigadianos do que aqueles que ingressavam na corporação.

Em relação à distribuição da tropa, o comandante-geral da BM entende que o Interior será beneficiado, citando que os critérios definidos foram de manter três brigadianos no mínimo em cidades com até 3 mil habitantes e pelos menos cinco nas cidades acima de 3 mil moradores. “Isso vai beneficiar 90 cidades com 130 novos policiais militares”, calculou.

O restante da nova tropa será colocado nos municípios após avaliação dos indicadores de criminalidade. O oficial adiantou ainda que, no caso do concurso com 4,1 mil vagas, a previsão de inclusão é para o mês de julho deste ano com formatura possivelmente de cerca de 2 mil policiais militares em janeiro de 2019.