Caxias do Sul

Mais de 5 mil títulos foram vendidos no primeiro final de semana da Feira do Livro em Caxias do Sul

Mais de 5 mil títulos foram vendidos no primeiro final de semana da Feira do Livro em Caxias do Sul

O primeiro final de semana foi movimentado na 38º Feira do livro de Caxias do Sul, que acontece na Praça Dante Alighieri até o dia (16/10). Os livreiros ficaram surpresos com as vendas deste primeiro final de semana, já que foram comercializados 5.217 livros, de diferentes títulos.

Segundo a presidente da Associação de Livreiros Caxienses (ALCA), Maria Helena Lacava, as vendas deste primeiro final de semana superaram as expectativas das bancas. “Iniciamos esta edição com bons números e nossa expectativa e que eles aumentem até o final da Feira. Estamos otimistas e felizes que a população está prestigiando o evento”, disse Maria Helena.

As diversas atrações e o tempo bom contribuíram para o movimento intenso dos três primeiros dias de Feira. Também, no domingo (02/10), com eleições e passe livre no transporte público fez com que aproximadamente mais de 10 mil pessoas passassem pela Praça.

Próximos eventos – Feira do Livro

Nos próximos dias o palco principal recebe atividades para todos os gostos. Nesta terça-feira (04/10), às 18h terá sessão de autógrafos da obra de Getúlio Assis Vasata “O Lúdico na Imigração Italiana: cantos, jogos e festas”.

Na quarta-feira (05/10), às 18h, vai ter música na Feira, com apresentação do Coro Expressões da Serra, com a regência de Cibele Tedesco.

Já na quinta-feira (06/10), às 18h, acontece a sessão de autógrafos da obra “Algumas tramas: um passeio pelo talento multifacetado de Ary Trentin, organizada por Marcos Kirst.

Na sexta-feira (07/10), às 14h acontece a solenidade da Secretaria Municipal de Educação (SMED), de reconhecimento aos estudantes e professores usuários das Plataformas de Leitura Árvore de Livros e Elefante Letrado e às 15h, a premiação do Concurso SMED “Faça parte da mudança, navegue com segurança” da Semana de Conscientização da Exploração Infantil e Combate aos Crimes de Internet, com lançamento do e-book Explorador Kids – Pensamento Computacional.

No mesmo dia às 18h, acontece a sessão de autógrafos da obra “O drink de Vênus” de Lisana Bertussi, na Praça Dante Alighieri e no mesmo horário, na Galeria de Arte Gerd Bornheim, acontece o Téti Talks:’ “Por uma educação do sensível: a importância das ARTES na infância” com Poliana Bicalho e mediação da Patrona Maya Falks.

No sábado (08/10), na Galeria de Arte Gerd Bornheim, acontece o 29° PROLER: Bate-papo “A educação literária na educação escolar e não escolar como fonte de criação, imaginação e desenvolvimento humano” com Delcio Antônio Agliardi e Carla Roberta Sasset. No mesmo dia, também na Galeria, às 16h, teremos a Palestra “Cultura como Direito Fundamental – liberdade, garantias e relativismo”, com Jean Carbonera e mediação da Patrona Maya Falks. No mesmo horário, no palco principal da Feira do Livro, acontece a palestra ‘”Meu percurso literário” e sessão de autógrafos com José Clemente Pozenato, autor de O Quatrilho, livro que virou filme e foi indicado ao Oscar.

E às 17h30min, na Galeria de Arte Gerd Bornheim, teremos a palestra “Os aprendizados por detrás da narrativa de ficção” com Letícia Wierzchowski (escritora da Casa das Sete Mulheres, romance que virou série na televisão). A palestra conta com mediação do jornalista Marcelo Mugnol.

E no domingo dia (09/10), acontece no palco da Feira do Livro o bate-papo “Psicanálise, Poesia e Gênero” com Adriana Antunes e Ana Júlia Poletto e às 17h, ocorre a sessão de autógrafos da obra de Adriana, “0-Vári(a)s”.

E para encerrar o domingo, a grande atração da Feira do Livro, a Família Lima, sobe ao palco às 19h30min, com seu repertório de músicas clássicas e autorais.