Mais de 450 famílias prestigiaram, na tarde deste domingo (21), a nova edição da ‘Maesa Cultural’ em Caxias do Sul. A iniciativa do evento partiu em parceria da Prefeitura da cidade, da Câmara de Vereadores e da União das Associações de Bairros (UAB) após a cobrança da população em ocupar o espaço da Maesa para a feira.
Ao longo da programação, diversas pessoas aproveitaram os estandes que contavam com gastronomia, música ao vivo, artesanato, espaço para crianças, atividades culturais, entre outras.
Conforme a Secretária da Cultura, Aline Zilli, foram mais de 400 expositores na feira, além da visita guiada que ocorreu no interior do prédio, a qual foi muito bem recebida pela comunidade, onde o público pode conhecer a Maesa portões a dentro.
“Na feira temos uma ala mais relacionada com a gastronomia, com comida de feira; pastel, cachorro-quente, comidas mais folclóricas da nossa região e bastante atividades com o artesanato, além de diversos trabalhos, tanto em madeira, macrame, crochê, artigos de antiguidades, então tem sido uma feira multicultural e diversa na sua preposição, o que agrada muito nos relatos das famílias” disse Aline.
A secretária também ressaltou que a feira deve continuar até o final do ano, sendo que a expectativa é que ela também continue ao longo do ano que vem.
“A feira está instituída no calendário oficial do município, então todo 3º domingo de cada mês vai ocorrer uma edição da Maesa Cultural. A nossa expectativa é que seja permanente, que sempre tenhamos o carinho do público que tem recebido muito bem a iniciativa. Milhares de pessoas passaram pelo evento neste final de semana, então percebemos que realmente ela faz sentido” relatou a secretária.
Durante o evento, a Rua Plácido de Castro foi bloqueada, tendo em vista que a Fiscalização de Trânsito e a Guarda Municipal realizaram a segurança.
“É a ocupação de um espaço público, uma rua fechada para uma atividade de lazer e cultura e como a gente percebe que o pessoal gosta muito. Realmente faz sentido que ela seja permanente” finalizou Aline Zilli.
Leia também: Governo do Estado cede a gerência do Aeroporto Hugo Cantergiani para Caxias do Sul