O índice de faltas às consultas agendadas na rede básica preocupa a Secretaria Municipal da Saúde. Somente no mês de janeiro, 3,1 mil pessoas deixaram de comparecer ao seu atendimento em uma das 48 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Caxias do Sul. O número representa quase 8% do total de 40,3 mil consultas ofertadas no período.
Quando alguém falta, sem avisar, pode estar excluindo a oportunidade de outra pessoa ser atendida. “Sabemos que podem ocorrer imprevistos. Nesses casos, pedimos que o usuário entre em contato, com a maior antecedência possível, e desmarque. Assim, a equipe tem tempo hábil de encaixar outro paciente em seu lugar”, explica Maria Elenir Anselmo, diretora da Atenção Básica.
O índice de absenteísmo na rede básica se mantém quando avaliados outros meses do ano, normalmente não considerados como típicos períodos de férias, como seria o caso de janeiro. Em outubro de 2018, por exemplo, das 46,2 mil consultas agendadas pelas UBS’s, 3,8 mil (8,37%) deixaram de ser realizadas em função de faltas dos usuários.
Maria Elenir esclarece que, no caso da rede básica, é válido o paciente avisar que não pode comparecer a qualquer tempo, mesmo que seja na data agendada para a consulta. E isso vale para todos os atendimentos; sejam médicos, odontológicos, de enfermagem ou demais profissionais de apoio. “O ideal é desmarcar com antecedência de alguns dias, mas como a demanda das UBS’s é alta e os usuários moram próximo ao serviço, muitas vezes conseguimos chamar, no mesmo dia, outro paciente para o lugar daquele que desistiu, desde que ele avise. Quando isso não é possível, ainda podemos disponibilizar a consulta para a demanda espontânea daquele dia”, explica.
Na tentativa de conscientizar a população e otimizar os atendimentos ofertados, algumas unidades começaram a apresentar seus índices de absenteísmo em cartazes informativos. É o caso das UBS’s Cruzeiro e Desvio Rizzo, por exemplo.
Na unidade do Cruzeiro, desde janeiro deste ano, a informação está exposta na recepção, com atualização mensal. Segundo Grasiela Bertolo, enfermeira do serviço, a novidade, somada a outras ações de orientação da comunidade, está dando resultados positivos.“Iniciamos este ano expondo nosso ‘faltômetro’, com os dados de dezembro, quando tivemos 131 faltas, de um total de 1.410 atendimentos ofertados. Encerramos janeiro com 82 faltas, frente a 1.288 consultas agendadas. O índice de absenteísmo caiu de 9% para 6%. Também passamos a fazer agendamentos para no máximo um mês; em vez de dois. Precisamos de mais tempo de conscientização para obter resultados melhores, mas a percepção inicial é animadora”, conclui.
No Desvio Rizzo, o “faltômetro” está visível à população desde outubro passado. “Estamos recebendo muito mais ligações de pacientes avisando que não poderão comparecer”, afirma a enfermeira Rita de Cássia Mota. Em janeiro passado, a UBS registrou 376 ausências para 2.508 atendimentos oferecidos, absenteísmo de 15%