Caxias do Sul

Mais de 3 mil árvores passam por podas no primeiro bimestre em Caxias do Sul

Apenas na Perimetral Norte foram podadas 1.440 árvores

Cada intervenção visa conferir à planta uma forma adequada durante seu desenvolvimento, eliminar ramos mortos, danificados, doentes ou praguejados - (Foto: SEMMA/Divulgação)
Cada intervenção visa conferir à planta uma forma adequada durante seu desenvolvimento, eliminar ramos mortos, danificados, doentes ou praguejados - (Foto: SEMMA/Divulgação)

Em dois meses de 2024, foram realizadas um total de 3.023 podas de árvores em Caxias do Sul. Os dados são da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), que também revelam que houve 1.379 intervenções em janeiro e 1.644 em fevereiro, realizadas pelas equipes do setor de Praças, Parques e Jardins (PPJ).

O titular da SEMMA e chefe de Gabinete interino, João Uez, ressalta a importância contínua dada à conservação da cidade. Ele destaca que os números refletem o esforço das equipes, com um foco especial no embelezamento urbano em preparação para a 34ª Festa Nacional da Uva.

Dentro desse contexto, destaca-se que apenas na Perimetral Norte (BR-116 até Rua Ludovico Cavinato), foram podadas 1.440 árvores. Além disso, houve 212 intervenções dentro do Parque de Eventos, 54 no entorno do Museu de Ambiência Casa de Pedra e 106 na Rua Sinimbu, entre os bairros São Pelegrino e Centro. Durante os meses de janeiro e fevereiro, 225 árvores foram suprimidas após avaliação técnica que as identificou como secas.

O diretor de Serviços da SEMMA, Ramon Sirtoli, que supervisiona o setor PPJ, acrescenta que as podas são realizadas visando conservar e melhorar a qualidade ambiental urbana. Cada intervenção tem em vista conferir à planta uma forma adequada durante seu crescimento, removendo ramos mortos, danificados, doentes ou infestados por pragas; eliminando partes que representam risco à segurança pública; e retirando aquelas que interferem ou causam danos permanentes às construções ou à infraestrutura urbana.