A Escola Pública de Trânsito (EPT), da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), já envolveu mais de 2,8 mil estudantes em atividades de educação para o trânsito desde o início deste ano em Caxias do Sul. Semanalmente, os agentes realizam ações com crianças e jovens da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio das instituições da cidade.
Os projetos, em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), buscam estimular e fortalecer a importância das boas maneiras no trânsito, além de incentivar atitudes positivas dos jovens.
Nessa quarta-feira (12), a EPT atendeu 240 estudantes do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Ramiro Pigozzi, no bairro Esplanada. Os agentes organizaram duas atividades diferentes, aplicadas conforme a faixa etária das crianças. Os alunos mais jovens foram orientados com o auxílio de ilustrações, já os mais velhos participaram de uma espécie de gincana. Eles foram divididos em duas equipes, cada equipe devia girar um dado colorido, que indicava se o desafio proposto seria por meio da produção de um desenho, com gestos em forma de mímicas, ou responder a perguntas de um quiz temático sobre o trânsito. Além de realizarem a ação, os colegas também deveriam contribuir com as respostas, o que acabava criando um importante debate na sala de aula sobre o assunto.
No final das atividades todos receberam materiais educativos da EPT.
Qualquer escola, entidade ou instituição pode contar com a participação da EPT para ações voltadas ao trânsito. O contato pode ser feito por meio dos telefones (54) 3290.3955 ou (54) 3290.3956 ou também pelo e-mail [email protected].