Cidades

Mais de 25 toneladas de resíduos são recolhidas após Réveillon na Orla do Guaíba

Apenas duas toneladas de recicláveis não estavam misturadas com outros rejeitos

(Foto: Guilherme Almeida)
(Foto: Guilherme Almeida)


Após a festa de Réveillon na Orla do Guaíba, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Dmlu) realizou uma operação especial de limpeza para o recolhimento de resíduos. Foram retiradas cerca de 25 toneladas de materiais da área. Na manhã desta segunda-feira, as equipes concluíram os serviços de coleta, varrição e lavagem nos locais de entorno do evento, como as avenidas Presidente João Goulart e Edvaldo Pereira Paiva, além dos trechos 2 e 3 da Orla.

A limpeza contou com aproximadamente 100 garis do Dmlu, além dos profissionais escalados pela Gam 3, responsável pela manutenção do trecho 1. A ação, executada inicialmente por um grupo formado por 60 trabalhadores, começou à meia-noite nos bairros Cidade Baixa e Moinhos de Vento. A partir das 3h, já na Orla do Guaíba, a equipe passou a colaborar com outros 20 funcionários que atuam rotineiramente na conservação da área.

”Tivemos uma festa incrível e que ficará na memória. Em nome do time do Dmlu, em ação desde a madrugada para garantir a limpeza da Orla, agradecemos a todos os serviços mobilizados e dedicados para garantir um réveillon com qualidade e segurança à população”, declarou o prefeito Sebastião Melo.

Segundo a prefeitura, apesar de todos os esforços, grande parte do material estava espalhado pelo chão. A operação precisou se estender e um novo efetivo, composto por quase 20 pessoas, assumiu o serviço às 7h30 para concluir a remoção dos resíduos. Para auxiliar as atividades, os garis tiveram o apoio de um caminhão da Coleta Seletiva, um caminhão compactador e um caminhão-pipa.

Para a realização do evento, foram disponibilizados 14 contêineres nos espaços da Orla, desde o Gasômetro até o trecho 2, a fim de facilitar o descarte correto durante as comemorações. Os resíduos mais recolhidos foram sacolas plásticas, embalagens e garrafas de vidro.

Apenas duas toneladas de recicláveis não estavam misturadas com outros rejeitos, o que permitiu o envio da carga para a Unidade de Triagem Anjos da Ecologia. O restante do quantitativo será encaminhado para o aterro sanitário, localizado em Minas do Leão, cerca de 100 quilômetros da Capital.

“Essa é uma das comemorações mais bonitas da cidade, e a Orla também é uma das áreas mais procuradas para o lazer do porto-alegrense. Por isso convocamos uma força-tarefa para que esse espaço ficasse limpo e em condições de ser usufruído pela população o mais rápido possível. No entanto, esse grande acúmulo de resíduos após a festividade nos alerta que a população precisa colaborar com a limpeza urbana e descartar corretamente os materiais. Todos somos responsáveis e devemos cuidar da cidade”, ressalta o diretor-geral do Dmlu Paulo Marques.

Fonte: Correio do Povo