Comportamento

Mais de 23 mil pessoas seguem desabrigadas no RS devido as enchentes

Ao menos 100 cidades gaúchas foram afetadas pelas chuvas em excesso.

Enchentes

Balanço atualizado na tarde dessa quarta-feira (13) pela Defesa Civil estadual ampliou de 98 para 100 a quantidade de municípios gaúchos atingidos desde o início do mês pelo excesso de chuvas e seus desdobramentos – enchentes, enxurradas e outros incidentes climáticos. Das 23,2 mil pessoas que estão fora de casa, mais de 2,3 mil perderam suas residências. Enchentes

A estatística abrange, ainda, 940 feridos (número que pode ser bem maior, pois nem todos procuram atendimento) e 3.130 resgatados. Se considerado o total de habitantes do Estado que sofreram algum tipo de perda humana ou material, o contingente é de 348.211 indivíduos (quase 6 mil a mais que no balanço do dia anterior).

Já os números de mortos e de desaparecidos permanecem inalterados em relação ao balanço de terça-feira (12). Ao menos 47 pessoas faleceram e outras nove ainda não foram localizadas.

Em ambas as situações o predomínio de casos é em cidades do Vale do Taquari. Trata-se da região mais afetada pela passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul na semana passada.

Perdas humanas

– Muçum: 16.
– Roca Sales: 11.
– Cruzeiro do Sul: 5.
– Lajeado: 3.
– Bom Retiro do Sul: 1.
– Colinas: 2.
– Estrela: 2.
– Ibiraiaras: 2.
– Imigrante: 1.
– Encantado: 1.
– Mato Castelhano: 1.
– Passo Fundo: 1.
– Santa Tereza: 1.

Desaparecimentos

– Muçum: 4.
– Lajeado: 2.
– Arroio do Meio: 1.
– Encantado: 1.
– Roca Sales: 1.

Risco de rompimento

Em nota oficial emitida nesta quarta-feira, o Palácio Piratini informou que permanece acompanhando os desdobramentos da ruptura de um reservatório de água na cidade de Camaquã, localizada na região Centro-Sul do Estado. Confira o texto na íntegra:

“O governo do Rio Grande do Sul acompanha os desdobramentos do rompimento de um reservatório de água próximo à BR-116, no município de Camaquã. Os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) irão até a região nesta quinta-feira (14) para avaliar os danos e identificar a causa do rompimento.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o trânsito está parcialmente liberado no quilômetro 388, com os veículos passando pelo centro da pista. Também estamos acompanhando o rompimento de outros dois reservatórios, localizados na área rural de Canguçu. Conforme a Defesa Civil, nos dois casos não há feridos e nem a necessidade de evacuação”.

Veja a previsão do tempo para os próximos dias

Instabilidade começa a se afastar do RS

A instabilidade, que ainda é presente nesta quinta-feira (14), começa a se afastar do território gaúcho. Durante a tarde, o clima será com mais nebulosidade na região Norte do Estado.

As demais regiões do Rio Grande do Sul apresentam melhorias no decorrer do dia, porém, regiões do Centro para o Norte ainda estarão com presença de chuvas, devido ao afastamento da instabilidade para SC e PR. Em algumas cidades dos Aparados, Litoral, Centro e Serra ainda recebem chuvas fracas, com menos intensidade desta quarta-feira (13). As temperaturas serão mais baixas, com possibilidade de serem registradas entre 4ºC e 5ºC no Norte do RS.

Na Serra Gaúcha a máxima pode ser registrada em 10ºC e mínima em 3ºC. Porto Alegre tem marcas entre 8ºC e 15ºC.

Enchentes
Fonte: InMet