Com início das atividades há pouco mais de três meses, 2 mil famílias já foram cadastradas no GPS Rural em Bento Gonçalves. Até o momento, as atividades foram realizadas nos distritos de Tuiuty e Faria Lemos.
Dessa forma, o GPS Rural garante maior agilidade na prestação de socorro, salvamento, e também o atendimento de furto e roubo na área rural. Uma vez que trata-se de um sistema de georreferenciamento por satélite, que funciona de forma off-line por meio de aplicativo.
O distrito de Tuiuty foi o primeiro a receber o cadastramento, na localidade, foram cerca de 1407 propriedades registradas. Em Faria Lemos, por sua vez, outras 800.
Neste primeiro momento estão sendo mapeadas e cadastradas todas as propriedades rurais de Bento Gonçalves. De igual forma, estradas, principais ou secundárias, que dão acesso as comunidades, bem como pontos de referência, também serão inseridos no GPS Rural.
Como funciona o GPS Rural
Posteriormente aos cadastros, para realizar alguma ocorrência, o morador só precisa informar o seu código no aplicativo. A chave será formada pelas iniciais “BG”, de Bento Gonçalves, acrescida de quatro números. Dessa forma, será possível pedir auxílio à Brigada Militar, SAMU, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
Assim, tais órgãos conseguirão localizar a residência por meio do código da mesma, utilizando um aplicativo. Isso auxiliará no deslocamento, bem como na agilidade para atender a ocorrência.