Comportamento

Mais de 180 palestinos morrem enquanto Israel avança com ataque a Gaza

Aviões de guerra israelenses atacando o sul de Gaza destruíram casas e enterraram famílias enquanto dormiam, disseram moradores

Mais de 180 palestinos mortos enquanto Israel avança com ataque a Gaza
Foto: REUTERS / Fadi Shana

Dezenas de milhares de palestinos em fuga buscaram abrigo nesta sexta-feira, enquanto tanques israelenses avançavam pelo centro da Faixa de Gaza, com mais de 180 pessoas mortas em 24 horas de ataques aéreos e barragens de artilharia no enclave destruído.

Aviões de guerra israelenses atacando o sul de Gaza destruíram casas e enterraram famílias enquanto dormiam, disseram moradores.

Os ataques no centro e no sul de Gaza impulsionaram um novo êxodo de pessoas já expulsas de outras áreas, no que o ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, chamou de uma etapa essencial da missão de Israel de destruir o seu inimigo Hamas.

Doze semanas depois de militantes do Hamas terem atacado cidades israelitas, matando 1.200 pessoas e fazendo 240 reféns, as forças israelitas devastaram grande parte da Faixa de Gaza.

Quase todos os seus 2,3 milhões de habitantes fugiram das suas casas pelo menos uma vez e muitos estão agora novamente em movimento, muitas vezes reduzidos a abrigo em tendas improvisadas ou amontoados sob lonas e lençóis de plástico em terreno aberto.

As autoridades de saúde de Gaza disseram que mais 187 palestinos foram mortos em ataques israelenses nas últimas 24 horas, elevando o número para 21.507 – cerca de 1% da população de Gaza. Teme-se que outros milhares de corpos sejam enterrados nas ruínas de bairros destruídos.

Fonte: Reuters