Segurança

Mais de 18 mil pessoas em 60 municípios são afetadas por chuvas no RS

Desalojados chegam a 215 no Estado, segundo informe

Foto: Prefeitura de Passo Fundo / Divulgação / CP
Foto: Prefeitura de Passo Fundo / Divulgação / CP


O balanço atualizado da Defesa Civil Estadual, divulgado nesta terça-feira (5), aponta que 18.530 pessoas são afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, distribuídas em 60 municípios. Em razão do mau tempo, o órgão confirma oficialmente quatro mortes no território gaúcho.

O informe da Defesa Civil aponta ainda que 215 pessoas se encontram desalojadas. Já o número de desabrigados é nulo. Não há desaparecidos até o momento, e as chuvas causaram o destelhamento de 309 casas no RS.

Grande parte das casas destelhadas foi notificada em Sarandi, no Norte do Estado, onde 150 residências foram danificadas pelo problema. Moradores da cidade de Roca Sales, no Vale do Taquari, foram obrigados a buscar abrigo nos telhados das próprias moradias por conta da cheia do rio Taquari durante esta madrugada.

Em pronunciamento pelas redes sociais nesta terça-feira, o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que a prioridade no momento é “resgatar as famílias que ficaram ilhadas e preservar as vidas”.

Conforme dados mais atualizados da Defesa Civil Estadual, divulgados hoje após a publicação de Leite, 60 municípios gaúchos são afetados pelo mau tempo. Moradores da cidade de Roca Sales, no Vale do Taquari, foram obrigados a buscar abrigo nos telhados das próprias casas por conta da cheia do rio Taquari durante esta madrugada.

Informado da condição de diversos municípios do Estado, o governo federal decidiu mobilizar o Exército para auxiliar as pessoas prejudicadas pela chuva no Vale do Taquari. A informação foi repassada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

Lula garantiu auxílio federal

O presidente Lula se manifestou sobre a enchente que atingiu diversas regiões do Rio Grande do Sul entre essa segunda e esta terça. No programa “Conversa com o Presidente”, ele falou das situações de municípios da Serra e do Norte do Estado e garantiu auxílio federal.

“Agora, temos excesso de chuva. Choveu muito em diversas regiões, tem alagamento e pelo que vi há mortos. Eu quero dar um comunicado ao povo do Rio Grande do Sul dizendo que o chefe da Defesa Civil vai ao Rio Grande do Sul. Gostaria de dizer ao povo gaúcho que estamos prontos para ajudar naquilo que for necessário. Onde existir um problema o governo federal estará pronto para ajudar as pessoas”, assegurou.