Caxias do Sul

Mais de 148 mil pessoas passam pela Feira do Livro de Caxias do Sul

Números da prefeitura apontam que foram vendidos 35.738 livros durante os 17 dias do festival literário

Mais de 148 mil pessoas passam pela Feira do Livro de Caxias do Sul
Patrono declarou o encerramento da Feira ao tocar a tradicional sineta | Fotos: Daniela Xu/divulgação

A 39ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul encerrou neste domingo (15), com chave de ouro: pulsando a literatura e a leitura no coração da cidade. O festival literário reuniu, em 17 dias ininterruptos de programação, mais de 148 mil pessoas na Praça Dante Alighieri.

Neste ano, o tema escolhido para nortear a programação da feira foi “Na Leitura nos Encontramos”. O evento teve como patrono Francisco Michielin e Amiga do Livro Aline Luz. A programação deste ano contou com três exposições, sete palestras, 65 sessões de autógrafos, 29 bate-papos, 32 contações de histórias e uma maratona de contação de histórias com seis sessões, 11 apresentações de grupos artísticos, 36 apresentações musicais, um sarau e slam de ilustração e 22 encontros do passaporte da leitura.

De acordo com a prefeitura caxiense, foram mais de 200 ações para todos os leitores, além da disponibilização de 18 bancas de livrarias e editoras locais e regionais, o que permitiu a comercialização de 35.738 mil obras literárias. Nomes como o da jornalista e escritora Daniela Arbex, e da criminóloga e escritora Ilana Casoy, marcaram presença nesta edição.

As falas do encerramento iniciaram pela presidente da Associação dos Livreiros Caxienses (ALCA), Maria Helena Lacava, que agradeceu ao prestigio dos caxienses durante os 17 dias de evento. “Quero dizer que todo encontro é também uma despedida. Encontrar e conhecer pessoas, novas histórias e novas amizades faz com que a Feira tenha vida. Estou feliz pois em 2024, estaremos aqui nessa praça com muita alegria, disposição e muitos livros na 40ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul”, disse a presidente da ALCA que pediu uma salva de palmas aos professores, incentivadores da leitura, pelo dia deles (15).

O patrono da 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul, Francisco Michielin, introduziu sua manifestação com um texto do escritor italiano, Sérgio Bricco, dizendo que a Festa é finita. “Passou ligeiro, passou ligeiro com um jeito de quero mais, e usando uma palavra que está na moda, a Feira ‘bombou’, foi realmente um arraso”, disse. Ele salientou o prazer de estar na Feira, encontrar amigos e de observar, na Praça Dante, a exaltação ao livro e a leitura.

A secretária da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto agradeceu aos colaboradores da Feira do Livro de Caxias do Sul. A titular da pasta também adiantou a data da 40ª edição do evento: será de 27 de setembro a 13 de outubro de 2024.

“A Feira é feita de muitas mãos e esse é o momento para a agradecer aos apoiadores, patrocinadores, livreiros, escritores, editoras, artistas, contadores de histórias, patrono da Feira do Livro, Amiga do Livro, prefeitura, secretarias e a toda equipe da Secretaria da Cultura, pelo brilhante trabalho desenvolvido durante os 17 dias de evento”, disse. Ainda lembrou dos mais de 1.200 livros doados para as bibliotecas das cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Por fim, a vice-prefeita Paula Ioris, encerrou as falas da noite salientando a importância da leitura. “A leitura tem o poder de nos transformar, nos inspirar e nos unir como comunidade”, comentou a vice-prefeita que completou dizendo que o acesso aos livros é um direito fundamental.

Ao final, o patrono declarou o encerramento da Feira ao tocar a tradicional sineta e junto com os integrantes do palco da solenidade de encerramento passaram em nas 18 bancas, cumprimentando e entregando uma rosa para cada livreiro em agradecimento pelo excelente evento.

Fotos: Daniela Xu/divulgação