Caxias do Sul

Mais de 1,4 mil pessoas aguardam por transplante de órgãos e tecidos no RS

(Foto: Getty Images/reprodução)
(Foto: Getty Images/reprodução)

1.429 pessoas aguardam em lista de espera por algum tipo de órgão ou tecido no Rio Grande do Sul. Os dados são da Central de Transplantes do Estado, atualizados em agosto. Destas, 1.003 pacientes precisam de um doador de rim, 131 aguardam por um fígado, 136 esperam por medula óssea, 80 por doador de pulmão, 54 por córnea, 18 necessitam de transplante de coração e 7 aguardam por rim e pâncreas.

Neste ano, até julho, foram realizados 49 transplantes de órgãos no RS e 126 de tecidos (pele, osso, córnea e esclera). O número de doadores efetivos somou 137, de janeiro a julho. O índice de negativa familiar alcançou 49% em julho.

No Brasil, são 32.716 pacientes cadastrados em lista de espera para transplante. Os números são da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

Para ser apto a receber um órgão, o paciente precisa estar inscrito na lista monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes. A compatibilidade é determinada pelo tipo sanguíneo, características físicas e substâncias colhidas por meio de exame de sangue.

Já em Caxias do Sul, em alusão à Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, diversas atividades serão realizadas desta terça-feira (25) até domingo (30). O ponto alto ocorre na quinta-feira (27), Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, quando os hospitais Geral e Pompéia e a Associação de Pacientes Renais Crônicos (RimViver) realizam uma ação social voltada à comunidade, com verificação de pressão arterial, testes de glicose, orientações sobre o tema e distribuição de material informativo.

Doação de órgãos e tecidos

Existem dois tipos de doadores: o vivo e aquele com morte encefálica (cerebral). No caso de um doador falecido, o transplante somente ocorre com a autorização documentada de um familiar. Por isso, é fundamental que a família saiba sobre o desejo da pessoa falecida. Nesse caso, podem ser doados os rins, coração, pulmão, fígado, pâncreas e tecidos como córnea, pele e ossos.

No caso de doador vivo, qualquer pessoa saudável pode doar um dos rins, parte do fígado, medula óssea e parte do pulmão. Pela lei, parentes até 4º grau e cônjuges podem ser doadores. Em caso de não-parentes, somente com autorização judicial.

Programação

25 de setembro

10h: Palestra: Importância da Doação de Sangue

Palestrante: Enfermeira Melina Moreira

Local: Sala de Treinamento do Hospital Geral

Inscrições gratuitas: www.hgcs.com.br

16h: Missa para familiares dos doadores e comunidade em geral

Local: Capela do Hospital Geral (2º Andar)

27 de setembro

8h às 12h: Ação social: verificação de pressão arterial, testes de glicose, orientações e distribuição de material informativo sobre o tema

Local: Recepção Central do Hospital Geral

9h às 16h30: Ação social: verificação de pressão arterial, testes de glicose, orientações e distribuição de material informativo sobre o tema

Local: em frente ao Hospital Pompeia

13h às 16h30: Ação de saúde: verificação de pressão arterial e orientações sobre o tema, com distribuição de material informativo, além de blitz solidária.

Local: sede da RimViver

28 de setembro

8h30 às 12h: Orientação e distribuição de material informativo sobre doação de órgãos e tecidos

Local: Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs)

10h: Palestra: Vivenciando a doação de órgãos: sentimentos dos familiares

Palestrante: psicólogas Andreia Toscan e Franciele Guimarães

Local: Sala de Treinamento do Hospital Geral

Inscrições gratuitas: www.hgcs.com.br

30 de setembro

7h às 12h: 4ª Meia Maratona de Caxias do Sul: espaço do CMDOT para sensibilização e conscientização dos participantes e comunidade em geral

Local: Prefeitura de Caxias do Sul

*Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade