Bento Gonçalves

Mais de 11 mil alunos do ensino fundamental retornaram as aulas nesta segunda-feira (26) em Bento Gonçalves

Após o retorno das Escolas Municipais Infantis, o ano letivo inicia em mais 24 escolas da rede municipal de Bento Gonçalves

Mais de 11 mil alunos do ensino fundamental retornaram as aulas nesta segunda-feira (26) em Bento Gonçalves
Foto: Divulgação

Após o retorno das Escolas Municipais Infantis no dia 24 de janeiro e do Congresso de Educação, que ocorreu de 20 a 22 de fevereiro, a agenda da rede municipal de Bento Gonçalves para o ano letivo de 2024 dá continuidade com o retorno às aulas das EMEFs, EMTI, EMEFE e EMEM, que ocorreu nesta segunda-feira (26). No total, somando 24 escolas, voltam às aulas 11.269 alunos do Ensino Fundamental.

Os alunos da parceria com o Colégio Cenecista também iniciaram as aulas. A parceria atende os requisitos da Lei Federal nº 13.019/2014. São utilizadas as salas de aula e os demais espaços da instituição privada e o serviço é pago pelo município. Cerca de 800 estudantes, de pré-escola e ensino fundamental, estão utilizando a estrutura.

No primeiro dia de aula na EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz, os pais acompanharam seus filhos. Entre a Sede (Anos Iniciais) e a UCS (Anos Finais), o educandário vai ultrapassar 650 matriculados. Para a diretora Andreza Peruzzo “nesses primeiros dias de aula é fundamental a organização da escola para atender aos alunos que estão cheios de expectativas para o ano letivo de 2024″. “Neste ano, a escola completa uma década fazendo a diferença na educação de Bento Gonçalves, sendo referência em ensino integral”, salienta.

Já a EMEF Santa Helena vai abrir o ano letivo com melhorias na estrutura física realizada em 2023, como a troca de todos os pisos das salas de aula de assoalho para porcelanato, pintura interna de toda a estrutura e datashow para todas as salas de aula. O educandário inicia atendendo 480 alunos de Jardim A ao 9º Ano, divididos em turno da manhã e tarde. “Desejamos que o ano de 2024 seja tranquilo, que possamos fazer muitas parcerias entre família e escola, sempre priorizando o bem-estar dos alunos”, declara a diretora Andréia Carniel Foppa.

Rosane Baranzelli professora há 13 anos no município e há oito anos na EMEF Santa Helena ressalta sobre sensação do retorno às aulas. “É muita boa a sensação. Satisfação porque a gente ama o que faz. Professor além de profissão, é uma vocação. Para este ano, alegria, otimismo, esperança de um ano bom, vencendo desafios”.

O aluno do mesmo educandário Guilherme Nienov estuda na Turma 52 na parte da tarde. Ele espera “aprender bastante, passar de ano, conhecer mais amizades fora e dentro da escola e espero ser feliz. Gostaria de aprender mais sobre ciência neste ano”. Sua colega de educandário Maireli Rebicki, da turma 43, expressa que “esse ano tenha aulas legais e que a gente tenha uma professora legal. Gostaria de aprender um pouco mais de matemática”.

A EMEF Maria Borges Frota também realizou obras em sua estrutura física com reformas nos banheiros dos alunos e professores e na entrada da escola, higienização e limpeza, pintura e ajustes no espaço da Educação Infantil. A EMEF Maria Borges Frota inicia o ano com 800 alunos divididos na Educação Infantil, Fundamental e EJA. A diretora Jaqueline Bondan de Lima comenta sobre as expectativas para o ano de 2024:

“Tudo está pronto e preparado para segunda-feira para os nossos alunos se sentirem acolhidos. Na parte pedagógica estamos estudando e preparando alguns projetos de reforçar o sentimento de pertencimento, valorizando a história de cada um, dos alunos, dos professores e funcionários, bem como, da comunidade do entorno”.

Já a EMEF Liette Tesser Pozza inicia o ano com 580 alunos de Jardim A ao 9º Ano. A diretora Márcia de Costa comenta sobre os preparativos com os funcionários e professores. “Focamos em alinhar nossa equipe de professores e colaboradores para melhor atender a todos os alunos e familiares. Isso inclui um trabalho de reuniões além das formações oferecidas pela Secretaria de Educação, para aprimorar as habilidades e promover uma cultura de trabalho em equipe”. Em 2024, a EMEF Liette Tesser Pozza vai fazer 20 anos de serviços prestados à comunidade do bairro Fátima.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Inauguração

Nesta terça-feira (27), às 17h30, ocorre no bairro Zatt, a inauguração oficial da EMI Zatt – Professor Jauri da Silveira Peixoto.