A primeira edição da Maior Uvada Artesanal do Mundo, evento pioneiro com a marca de um resgate histórico da cultura dos imigrantes italianos, foi um sucesso. Cerca de 10 mil pessoas acompanharam o evento realizado em Pinto Bandeira, no último domingo (12). Muito calor e animação se fizeram presentes durante o dia.
A Maior Uvada Artesanal do Mundo é resultado da união dos esforços do Rotary Clube Bento Gonçalves São Francisco com o município de Pinto Bandeira, possibilitando um domingo que entrou para a história. Foram 45 duplas processando 1300 quilos de uva, tipo Isabel, desde o raiar do dia.
Foram mais de 650 quilos de açúcar, para confecção da uvada, por meio do cozimento, in natura, ao final da safra, com fogo a lenha e tacho de cobre. Após a elaboração e comercialização para o público presente.
Na abertura do evento, foram apresentadas as candidatas à corte da VI Festa do Pêssego. O cerimonial contou com diversas autoridades. Representando o governador Eduardo Leite, o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, o deputado estadual Guilherme Pasin, representante do deputado Carlos Búrigo, dos deputados federais Osmar Terra e Giovani Cherini.
Se fizeram presentes ainda os prefeitos de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Nova Roma do Sul, vereadores da comunidade local e cidades vizinhas, a presidente do Centro da Indústria Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CICBG), Marijane Paese, secretários municipais e população local.
O Grupo Rscom se fez presente ao evento levando a programação do ‘Chimarreando com a Viva’. O prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari, dedicou o evento ao trabalho fiel e digno desenvolvido pelos agricultores. Membros do Rotary Bento Gonçalves São Francisco salientaram o acolhimento do município para o sucesso do evento.