Cultura

Maestro Geraldo Farina lança em Bento Gonçalves a obra “Italia Bella - Viagens, memórias e reflexões”

Entre as memórias está uma homenagem póstuma ao jornalista Antônio Luiz Piccoli

Imagem: Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

De lugares abarrotados de turistas, com intensa programação cultural e artística, ao mais completo e silencioso vazio. O cenário da Itália antes da pandemia e as reflexões de uma Itália durante o isolamento são retratados no livro “Italia Bella – Viagens, memórias e reflexões”, de autoria do maestro e professor Geraldo Farina. A sétima publicação do autor faz um paralelo entre a efervescência cultural e turística do país europeu antes de março de 2020 com os dias atuais. A publicação foi lançada durante a Feira do Livro de Bento Gonçalves.

O livro faz um relado das sete viagens do autor a uma Itália agitada pelos milhões de turistas que frequentavam o país diariamente, antes de se tornar a porta de entrada da pandemia do coronavírus na Europa. Entre as décadas de 1980 até 2018, Farina esteve com grupos de canto corais em cidades como Padova, Cittadella, Este, Bassano del Grappa, Trento, Roveretto, Villa Lagarina, Brentonico, Verona, Lago di Garda, Veneza e Roma. Também estão no livro roteiros em outras cidades e regiões, como Milão, Florença, Pompéia, Bolonha, Assis e Orvieto, Caravaggio, Cremona, Pisa, Lucca, Siena, San Gimignano.

Em visita ao Grupo RSCOM, o maestro contou que a ideia de escrever “Italia Bella” surgiu a partir da sua própria reclusão em função da pandemia. “Todos os amigos com os quais convivemos em jornadas fabulosas são os personagens principais do livro. Vieram muitas lembranças boas e muita imaginação do que estaria acontecendo. Além dos relatos e memórias, refleti muito sobre a realidade existencial de um ano de pandemia no mundo todo”, relata Farina.

Entre as memórias está uma homenagem póstuma ao jornalista e fundador do Grupo RSCOM, Antônio Luiz Piccoli. O maestro Farina conta que em uma de suas viagens à Itália, esteve em 2007 na cidade de Conegliano, na região do Vêneto, onde foi recebido por Antônio na Rádio Conegliano. “Participei de um programa na rádio e fui muito bem recebido pelo amigo Antônio. Fiz essa homenagem pois tenho muita saudade e respeito por ele”, complementou Farina.

Para viabilizar a edição do “Italia Bella – Viagens, memórias e reflexões”, o autor criou a Confraria Amigos do Livro, com cerca de 30 membros fundadores, que aportaram recursos para a publicação da obra. Nesta sexta-feira (22), o autor realizará uma confraternização onde fará o lançamento e a entrega dos livros para os membros da confraria e sessão de autógrafos para os convidados.

Confira o relato que o maestro Geraldo Farina fez sobre “Italia Bella – Viagens, memórias e reflexões” à Central de Conteúdo do Grupo RSCOM:

SOBRE O ESCRITOR
Geraldo Farina nasceu em 1948, em Ibiraiaras (RS), e iniciou sua trajetória ligada à cultura ainda na década de 1970, no município gaúcho de Nova Prata. Professor de português, literatura e música, publicou os livros “História de Nova Prata”, “Memórias do Cotidiano”, “Reencontro”, “História de Veranópolis”, “Ricordi Taliani” e “O Vigor da Canção Popular Italiana no RS”, além de ter participado de obras coletivas como “Nós, os Ítalo-Gaúchos” e do filme “Legado Italiano”, da diretora Marcia Monteiro.

SERVIÇO
Livro “Italia Bella – Viagens, memórias e reflexões”, de Geraldo Farina
Onde comprar: O livro está à venda na Don Quixote e Livraria da Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves, e na Gráfica Expressa Origami, em Nova Prata. Pedidos também poderão ser feitos pelo e-mail: [email protected]