O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta sexta-feira (15), às 12 horas, para Havana, capital de Cuba, onde participará da cúpula do G77+China. O bloco, criado em 1964, reúne países em desenvolvimento para articular e promover interesses econômicos coletivos. Atualmente, 134 nações integram o bloco. O Brasil esteve entre os primeiros 77 signatários.
Em seu primeiro dia em território cubano, Lula deve descansar. Já no sábado, 16, será o dia do petista discursar na cúpula, que tem como tema “os desafios atuais para o desenvolvimento: o papel da ciência, da tecnologia e da inovação”. Além disso, no mesmo dia, Lula terá dois encontros bilaterais. A primeira reunião, de porta fechada, será com o diretor-geral da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), Qu Dongyu.
Já a segunda, também privada, será com o presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel. Lula deixa Cuba na tarde de sábado e viaja para Nova York, nos Estados Unidos, onde vai participar da Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).
Fonte: Jovem Pan