O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá, na tarde desta quarta-feira (27), no Palácio do Planalto, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Será o primeiro encontro entre os dois para tratar de ações para lidar com a tragédia das enchentes provocadas por ciclones, que mataram ao menos 49 pessoas no estado e deixaram um rastro de destruição.
A reunião antecede uma viagem de ministros e da primeira-dama, Janja da Silva, para o Rio Grande do Sul na quinta-feira. Lula não viajará porque se prepara para ser submetido a uma cirurgia no quadril na sexta (29).
Lula estava em viagem internacional quando sua equipe de ministros foi ao Rio Grande do Sul duas vezes este mês; por isso, foi criticado por não ter visitado o estado presencialmente após a tragédia.
Em 10 de setembro, o então presidente em exercício do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), foi ao RS e disse que o governo federal já havia autorizado o empenho de R$ 741 milhões para o socorro às vítimas da tragédia causada por um ciclone extratropical que destruiu dezenas de cidades no Vale do Taquari.
Os recursos estão sendo usados em áreas como saúde, com hospitais de campanha e recuperação de unidades municipais e estaduais que sofreram danos; na recuperação de estradas; e na construção de moradias.
A vinda de Leite a Brasília ocorre num momento em que fortes chuvas voltam a atingir o estado, deixando o Poder Público em alerta para a ocorrência de novos estragos.
*Com informações de Metrópoles