O Conselho Municipal de Agricultura de Farroupilha apresentou, na Câmara de Vereadores nesta semana, o nome do produtor rural Lodir Mugnol para o Título de Agricultor Destaque 2024. A solenidade está prevista para ocorrer no dia 26 de agosto.
Mugnol é a quarta geração da sua família a produzir na propriedade localizada próxima a comunidade de Caravaggio. Produtor de uvas, suas variedades dividem-se entre Bordô e Isabel para elaboração de vinhos e sucos em cantinas da região e a Niágara Rosa, essa produzida através da plasticultura e vendida in natura aos mercados.
Com a experiência adquirida de pai para a filho desde a vinda de seu bisavô para Farroupilha, o produtor também expande sua propriedade na produção de kiwis, ameixas e horticultura. A agricultura é familiar, contando ainda com o apoio de sua mãe, e dos filhos no período de colheita.
Nesta quinta-feira (25), data alusiva ao dia do Agricultor Familiar, o Presidente da Casa Legislativa, vereador Davi de Almeida (PP) esteve visitando a propriedade do indicado, a fim de lhe fazer o convite pessoalmente para a honraria.
Título Agricultor Destaque
O Conselho que lhe indicou é formado por membros de Secretarias Municipais, Sindicatos da categoria, Cooperativas Vinícolas, Associações de produtores rurais e Emater. Criado em 2002, através da Lei 2.698, o Título Agricultor Destaque tem como objetivo valorizar os agricultores do município de Farroupilha.
Neste 22 anos de reconhecimentos, produtores rurais das mais variadas gamas foram aplaudidos pelo Legislativo farroupilhense: entre eles produtores da uvas, kiwis, frutas cítricas, frutas de caroço, hortaliças, vinhos, aves e produção leiteira – transmitindo a pluralidade de empreendimentos rurais que existe nas zonas rurais da cidade.