A locomotiva a vapor, fabricada em 1921, voltou para a Estação Férrea de Caxias do Sul. Para isso, uma grande operação foi organizada nesta quarta (02) e quinta-feira (03), que contou com guinchos, carretas e profissionais de empresas parceiras da Prefeitura de Caxias, .
Com cerca de 80 toneladas, foi necessário construir parte de um trilho para locomover o trem, há 20 anos parado na Ulbra, em Canoas, e dois grandes caminhões guinchos para colocá-lo em cima de duas carretas plataforma, que realizaram o transporte nesta manhã até Caxias do Sul.
Na metade da tarde, a nova atração já estava novamente nos trilhos, por onde ela esteve décadas atrás. O Prefeito Adiló Didomenico e a Vice-prefeito Edson Néspolo estiveram na Estação Férrea.
“É um grande presente para Caxias do Sul. Aqui está uma parte da história e do desenvolvimento que foi muito importante. Caxias, uma parte do que ela é hoje, deve-se à rede ferroviária. Essa máquina é uma relíquia, uma das três que fez o trecho Caxias-Montenegro. Então ela tem um valor histórico imensurável. Com o passar do tempo, as pessoas do bem, as pessoas que desejam que Caxias vá pra frente, que Caxias conheça sua história, vão reconhecer. Eu não tenho dúvida que ela vem compor e ajudar todo cenário do bairro São Pelegrino, o complexo da Estação será um atrativo muito grande, isso que nós estamos apostando. Parabéns a todos que colaboraram no processo de trazer a locomotiva de volta”, disse Adiló.
Doação e Restauração da Locomotiva
O patrimônio, que era do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), foi doado ao Município. Entretanto, o município reservou R$ 500 mil para custear despesas necessárias para reparar possíveis danos ocasionados pela sua retirada da Ulbra. A universidade está fazendo o levantamento dos estragos.
A próxima etapa é a busca empresas parceiras para realizar a recuperação do patrimônio.
A Prefeitura de Caxias do Sul aceitou a doação da locomotiva, que tem valor estimado em R$ 2,4 milhões, porque ela faz parte da história da cidade e será um atrativo turístico e cultural, juntamente com toda a revitalização da Estação Férrea, que está em fase final.
Fonte: Assessoria Comunicação Prefeitura de Caxias do Sul