Ruas de Pinto Bandeira foram flagradas com grandes quantidades de lixo acumulado na calçada na manhã desta segunda-feira (1°). Segundo informações, a empresa responsável pela coleta seletiva de resíduos orgânicos e recicláveis não realizava o serviço adequadamente há uma semana.
Conforme relatos, o lixo se acumula desde a última segunda-feira (25), atraindo animais, o que causa sujeira e transtornos. Além disso, para agravar a situação, também há lixeiras quebradas e containers sem tampo, que inclusive podem gerar focos do mosquito da dengue.
De acordo com informações de moradores locais, a coleta de lixo só foi realizada somente nas ruas principais da cidade. Em demais localidades, como nos distritos do interior, não foi passado o caminhão para o recolhimento de nenhum tipo de material.
O que diz a Prefeitura
Segundo o prefeito em exército, Adilson Antônio Salini, e a secretária Beatriz Catarina Hoppe, que é responsável pelo sistema de lixo, a empresa designada para o serviço foi contatada para dar explicações. Porém, o proprietário da Arcoverde, vencedora da licitação, não deu justificas de porque não foi recolhido o lixo. Ele somente alegou que mandou uma caminhonete recolher o lixo seco na última quarta-feira (27).
Ainda conforme Adilson Antônio Salini, a empresa Arcoverde foi notificada a realizar prontamente o serviço de coleta de todo o lixo acumulado, além da troca dos depósitos defeituosos, com prazo de início estipulado para até as 11 horas desta segunda-feira (1). Caso seja descumprida a ordem, a empresa estará sujeita a multas severas.
Conforme as últimas informações, o trabalho de recolhimento dos materiais já foi iniciado nesta manhã.
Veja imagens de como se encontravam alguns depósitos de lixo em Pinto Bandeira: