Bento Gonçalves

Livro escrito por Bombeiros Mirins é lançado em Bento Gonçalves

Obra foi batizada de "Jogos e Poesias"

Imagem: Günther Schöler
Imagem: Günther Schöler

A turma de 2022 dos Bombeiros Mirins de Bento Gonçalves teve mais um capítulo em sua história. Na noite da última quarta-feira (07) o livro “Poesias e Jogos” foi oficialmente lançado em um evento no UCS Carvi. A obra contém textos escritos pelos alunos do projeto bem como atividades desenvolvidas pelos próprios e será distribuída de forma gratuita nas instituições de ensino da cidade.

Esse livro contém 25 poesias de autoria de cada criança e uma de minha autoria. Seis jogos que foram construídos em grupos quebra-cabeça, cruzadinhas, quiz, caça-palavras, jogo da trilha. Para quê? Para que isso estimule as crianças, que possam ter acesso à leitura e ao aprendizado da forma diferenciada e lúdica!” revelou a pedagoga Juliane Bassani Dias, mãe de uma das participantes e também idealizadora do livro.

Juliane contou ao Portal Leouve que percebia o engajamento da filha nas atividades dos Bombeiros Mirins e então teve a ideia do livro. Ela apresentou seu projeto ao Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves e, depois da aprovação, foi hora de trabalhar para por a obra no papel.

Fomos em busca de patrocinadores e colaboradores para que esse livro pudesse ser realmente concretizado. As crianças tiveram aula de português comigo, onde as professoras Silmara e Bernadete também ajudaram no percurso. Foram realizadas mil cópias que serão distribuídas em nosso município.”

O soldado Juliano Baigorra, um dos coordenadores do projeto, exaltou o lançamento do livro. Segundo ele, o evento foi a “cereja do bolo” para concluir os sete meses de estudos e atividades dos Bombeiros Mirins de 2022. “Poesias e Jogos” será, no futuro, o registro do que os pequenos realizaram. 

(…) produzir um livro para que fique marcado não só na memória das crianças, mas também nas páginas. Que elas consigam daqui 10, 15, 20 anos olhar as páginas desse livro e pensar o dia que eles estiveram dentro desse projeto… Porque só tem a dimensão daquilo que se fez quando daqui a alguns anos olhar pra trás e ver que esteve lá, fez parte desta história.

Bombeiros Mirins afirmam já sentir falta das aulas

A jovem Hedyellen Madeira Legal que fez uma das poesias acabou esquecendo de enviar um desenho ao livro, mas contou que também colaborou em um dos jogos presentes na obra. Todavia, revelou sua tristeza com o encerramento do Bombeiros Mirins de 2022 uma vez que gostou da experiência.

Dá um pouco de tristeza finalizar agora o projeto que é muito, muito bom. No começo eu até dava um pouco de nervosismo ao saber de tudo que a gente ia fazer. Mas agora dá muito tristeza acabar o projeto, porque foi algo realmente muito, muito legal em nossas vidas. É uma experiência nova que a gente não esperava ter e eu gosto muito deste projetoafirma.

João Tomasin de Toni Cardozo também teve seu texto levado ao livro, mas ressaltou o que aprendeu no Bombeiros Mirins. O pequeno revelou que entrou no projeto com receio, mas pelo avô ter sido do batalhão e ter incentivado, o jovem Cardozo decidiu que participaria.

No começo deu um pouco de vergonha, porque eu não conhecia ninguém. Mas ao longo do projeto eu fui me enturmando com o pessoal e foi bem legal“.

Segundo Cardozo, antes de entrar para o Bombeiros Mirins, ele tinha medo de muitas situações, porém, a vivência em meio a corporação mudou sua mentalidade. “Agora tenho mais coragem. A gente aprende muita coisa com o projeto e acho que se eu pudesse falar para outras crianças participarem, eu faria, porque é muito bom” finaliza.

Bombeiros Mirins 2023

O projeto deverá ter continuidade no próximo ano de 2023. Informações preliminares dão conta de que as inscrições devem abrir no próximo mês de janeiro serão 24 vagas para crianças de 10 a 12 anos. Mais detalhes serão divulgados em breve.