Cidades

Litoral Norte segue trabalhos de reconstrução após passagem de ciclone extratropical

Secretário de Agricultura de Caraá se reuniu hoje com o secretário Estadual de Desenvolvimento Rural para alinhar ações

Cidade de Maquiné (Foto: Maria Eduarda Fortes / Divulgação)
Cidade de Maquiné (Foto: Maria Eduarda Fortes / Divulgação)

Prossegue no Litoral Norte o trabalho de reconstrução dos municípios mais afetados pelo ciclone extratropical que devastou a região há cerca de dez dias. Após nova liberação da ERS-030, estrada que passa por Caraá e Santo Antônio da Patrulha via localidade de Arroio do Carvalho, equipes da Secretaria Estadual de Logística e Transportes (Selt) e Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) chegaram ontem ao município para reforçar a passagem de veículos no local.

Ontem, o secretário de Agricultura de Caraá, Marco Vinicius Teixeira, se reuniu com o secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, para alinhamento de questões. Voluntários também divulgaram nas redes sociais que é preciso ainda profissionais de Psicologia e Serviço Social para auxiliar nos trabalhos nos municípios, principalmente visitas às famílias, coleta de dados e escuta qualificada. Mais de 60 pessoas já se inscreveram na força-tarefa.

A Associação de Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) comentou que os auxílios do Estado e governo federal estão chegando a Caraá e às outras duas cidades com perdas mais significativas na região, Maquiné e Três Forquilhas. A associação informou também que demais municípios tiveram danos na rede elétrica, já reparados, porém alguns destelhamentos e acessos seguem requerendo investimentos.

“Solicitamos em Brasília na semana passada a liberação imediata de recursos. Agora é aguardar”, informou a Amlinorte, a respeito da reunião com a bancada gaúcha na Câmara dos Deputados e os três senadores do Rio Grande do Sul. Ainda o trabalho de reconstrução prossegue nas comunidades do interior do município, como em Pedra Branca, onde no final de semana as equipes puderam acessar o local para a entrega de donativos às comunidades antes isoladas.

Fonte: Correio do Povo