Desde o inicio desta manhã de sexta-feira (3) filas começaram a se formar em frente as lojas no Centro de Bento Gonçalves. É que chegou o período em que as lojas de grande varejo iniciam suas liquidações de estoque com preços diferenciados.
Algumas prometem preços reduzidos de 50, 60 ou até mesmo 70% de desconto na hora da compra. O presidente do Sindilojas, Daniel Amadio comenta sobre este processo na venda e como impacta na venda do comerciante e consumidor.
“Você compra um número x para abastecer o seu estoque para o Natal e espera que tudo seja vendido. Porém, na maioria das vezes isso não acontece, então os comerciantes, por iniciativa dos grandes varejistas, eles pegam este estoque que sobrou, reduzem o preço dele com preço mais baixo até mesmo que o custo, somente para geral capital de giro. Para ter recursos para adquirir um novo estoque e recomeçar a compra é recomeçar o ciclo de vendas”, fala.
Amadio ainda comenta que a movimentação em frente as lojas, como as filas, acaba gerando atração para novos possíveis consumidores. Ele ainda comenta sobre cuidados a serem tomados nestas oportunidades de compra.
” Um alerta a estes consumidores é quanto a qualidade do produto, se ele está em pleno funcionamento, se possui garantia, tem que ter esse cuidado. Tendo a certeza de que comprou este produto por um preço muito interessante, mas que vá funcionar, que não vá lhe dar uma dor de cabeça depois, tendo que procurar um órgão de defesa do consumidor”, afirma.
Foi divulgada ainda nesta sexta-feira (3) que já foram realizados mais de 10 mil atendimentos pelo Procon Municipal só no ano de 2019. Na oportunidade foi indicando orientações a todos os consumidores:
– Peça a nota fiscal ou o contrato de prestação de serviços na hora da compra ou contratação. Em caso de objetos de maior valor, como eletrodomésticos e eletroeletrônicos, também é necessário exigir o Termo de Garantia que contenha validade do produto e tempo de garantia.
– Na hora da compra, a orientação é verificar possíveis vícios de qualidade na própria loja, uma vez que depois da aquisição de um produto o estabelecimento não tem obrigação de trocar ou receber de volta a mercadoria.
– Para reclamar eventuais problemas junto ao Procon, leve a documentação que possa comprovar o problema.