Na última semana, a Unidade Básica de Saúde do Centro de Caxias do Sul passou pelo serviço de limpeza externa. Na atividade, foram recolhidos cerca de 500 litros de fezes de pombos.
De acordo com a administração municipal, a limpeza, realizada por empresa terceirizada, exigiu a utilização de sete litros de saneante concentrado, produto específico para a remoção da matéria orgânica e limpeza do prédio. A UBS fica na Rua Pinheiro Machado, Centro, região que enfrenta a superpopulação de pombos. Durante o serviço de limpeza, o espaço ficou fechado à população.
Na última semana, a prefeitura anunciou medidas mais severas para controlar a superpopulação de pombos, como o aumento da multa para quem alimentar as aves e a conscientização sobre doenças transmissíveis.
Superpopulação de pombos
No último dia 29 de agosto, um dos problemas mais antigos de Caxias do Sul voltou a pauta: a superpopulação de pombas. Na ocasião, em entrevista coletiva, a prefeitura municipal apresentou algumas ações que visam garantir o controle populacional das aves, bem como evitar a proliferação de doenças que estes animais podem transmitir à comunidade.
Dentre os principais pontos está a educação ambiental para a população caxiense, principalmente no que diz respeito ao alimentar as pombas. Por meio desta atividade, foi encaminhado à Câmara de Vereadores projeto para aumentar de R$400 para R$4 mil o valor da multa para que alimentar estes animais. Lembrando que, conforme a Lei 7.654, instituída em setembro de 2013, esta ação é proibida na cidade.
Clique aqui e confira todas as medidas anunciadas para garantir o controle populacional de pombos.