Política

Liminar garante empréstimo bancário para 13º mesmo se o servidor tiver dívidas

Venda de ações deve ser concluída até 14 de dezembro | Foto: Reprodução
Venda de ações deve ser concluída até 14 de dezembro | Foto: Reprodução
Uma liminar deferida pela juíza Gisele Azambuja na sexta feira, dia 22, impede o Banrisul de condicionar o empréstimo do 13º salário dos servidores do Estado ao pagamento de dívidas anteriores com o banco.
O pedido foi feito pela Federação dos Servidores Públicos do Estado (Fessergs), que alega que os servidores estavam sendo coagidos e até impedidos de tomar empréstimo no caso de terem ações judiciais com o banco.
Com a liminar, o Banrisul está obrigado a conceder o empréstimo sem nenhuma restrição, a medida começa a valer à partir desta terça-feira. Por meio de uma nota oficial o Banrisul informa que ainda não foi intimado e aguarda o teor da decisão judicial.
Banrisul abre mais cedo para atendimento a servidores
As agência do Banrisul abrirão mais cedo esta semana, inciando as atividades às 8h30min até a quinta-feira, dia 28, porque na sexta-feira, dia 29, último dia útil do ano, as agências estarão fechadas ao público, somente com expediente interno, segundo a Federação Brasileira de bancos (Febraban).
Este atendimento antecipado será exclusivo à servidores públicos municipais que desejam sacar o empréstimo do 13* salário, esta opção está disponível para aqueles que possuem contas correntes ou poupança na instituição. Os que não tem, devem abrir ou reativar suas contas a partir do dia 3 de janeiro de 2018.
Quem optar por não realizar o empréstimo receberá o pagamento com correção pelo índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e juros de 1% ao mês.