Lideranças políticas do Vale do Caí, em conjunto com a Federação Varejista do Rio Grande do Sul, estão buscando a viabilização da construção de uma estrada alternativa à BR-116, que ligue Caxias do Sul à Região das Hortênsias. A intenção é ter uma opção de rota uma vez que a rodovia foi significativamente danificada pelas chuvas dos últimos meses.
Na segunda-feira (4), o presidente da entidade, Ivonei Pioner, e uma comitiva de lideranças políticas e empresariais da região, levou o assunto à bancada federal gaúcha em uma reunião na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Na ocasião, foi apresentado um estudo para que seja possibilitada a melhoraria da infraestrutura e, assim, potencializar os setores de comércio e serviços da região.
“É um projeto conjunto, com a força associativa da comunidade, que busca uma rota alternativa à BR-116 quanto à ligação entre Caxias do Sul e a região, notadamente uma rota que tem ficado fechada ou com trânsito parcial devido às seguidas intempéries, prejudicando enormemente a economia local”, afirma Pioner.
R$ 550 milhões em emendas para 2025
O encontro serviu também para alinhar a destinação de recursos dos deputados federais nas áreas de educação, infraestrutura e segurança. Segundo a federação, foi informado que a verba destinada em emendas para o Rio Grande do Sul RS em 2025, será de cerca de R$ 550 milhões.
A comitiva foi integrada pelo prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf; pelo prefeito eleito, Daniel Michaelsen; pelo vice-presidente da CDL do município, Clovis Schumann; pelo presidente da CDL Gramado, Tiago Martins; pelo presidente Conselho Distrital do Vale do Cai, Volmir Kich; pelo presidente do Sindicato dos Agricultores de Nova Petrópolis, Ari Boelter; e pelos empresários Claudio Boff e Walter Wolmeinster.