Tendo em vista os atos de vandalismo e violência vistos na Explanada dos Ministérios em Brasília, no último domingo (8), onde manifestantes da extrema-direita, apoiadores do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), depredaram a praça dos Três Poderes (Congresso Nacional, Suprema Corte e Palácio do Planalto), diversas reações a nível mundial foram vistas nos mais diversos meios, estas que geraram repúdio de toda a Sociedade Civil, bem como também de gestos de solidariedade com o atual governo.
Na manhã de ontem, segunda-feira (9), o Partido dos Trabalhadores (PT) em Farroupilha, lançou uma nota de repúdio sobre as atitudes de vandalismo vistas. A nota diz que todos os responsáveis pelos atos devem ser responsabilizados e os organizadores e financiadores devem ser punidos.
O vice-presidente do PT em Farroupilha, Cleiton da Silva falou sobre o ocorrido e como isto pode ter impacto no município farroupilhense:
“O município de Farroupilha é uma região que como um todo não conseguiu eleger o governador que a maioria dos farroupilhenses escolheu pelas urnas, não elegeu o presidente que a maioria escolheu pelas urnas, no entanto soube lidar e respeitou como sempre aconteceu o processo democrático. Ela entendeu que não teve a vitória no âmbito geral, mas que respeitou e soube se fazer respeitar a decisão da maioria e segue adiante esperando que tudo de certo e garantindo que daqui quatro anos tem outro pleito eleitoral”.
Ainda sobre o impacto na região, Cleiton falou sobre o respeito que as pessoas devem ter em um momento como este:
“Como nós podemos contribuir, positivando este evento, mantivemos esta linha de conduta e contribuindo para que outras pessoas também aceitem esta ideia. A nível federal vai precisar muito do nosso empenho para que as pessoas se solidarizam com as pessoas que respeitam e repudiando as pessoas que não respeitam”.
Sobre a forma como manifestantes segue protestando, ele disse que se for com pacificidade e seja democrático, não existem problemas, porém é necessário aceitar os resultado obtidos nas urnas.
“A partir do momento que tira do outro o direito de ir e vir, o que foi feito nas rodovias e ainda está acontecendo, ai já altera e não é só um entendimento meu, é um entendimento legal. Esse é o repúdio que tem que ser feito por todos nós brasileiros. Manifestação é legítima enquanto ela é pacífica. O que aconteceu em Brasília não tem precedentes”, ressaltou ele.
Na opinião de Cleiton da Silva, estes tipos de atitude servem para fortalecer ainda mais a democracia no país, pois é nesse cenário onde é possível se observar o que se quer de verdade para o futuro da população. Ele também deixou claro que não foram as pessoas que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro que depredaram o patrimônio brasileiro, mas sim uma pequena parcela de pessoas que já tinham este preceito de ser agressivo.
Prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin também falou sobre os atos vistos e que repudia ações de depredação do patrimônio público:
“Nós respeitamos por demais a democracia, as instituições, os poderes e a depredação a lapidação do patrimônio público, ele não é bom para ninguém, a desordem, a bagunça, isso não contribui para uma sociedade melhor. Nós precisamos unir esforços para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Fazer com que a economia tenha sustentabilidade, equilíbrio e o processo de unir esforços é que vai fazer o Brasil avançar, é neste sentido que nós entendemos que a colaboração de todos os poderes, a união de esforços e a compreensão da população é que vai fazer com que a gente avance”
O presidente da Câmara de Vereadores do município foi procurado pela reportagem do Grupo RSCOM para falar sobre este assunto, porém não foi obtido retorno.