Pioneira no segmento de transportes coletivos e líder no mercado brasileiro de micro-ônibus, a empresa caxiense Volare chega aos 25 anos de história prospectando ainda mais inovação e crescimento para o futuro. Assim visualiza o diretor de Operações Comerciais da Marcopolo (nave-mãe da Volare), Ricardo Portolan, palestrante desta segunda-feira (31) da RA da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias).
Ao empresariado, Portolan, que é mestre em Administração, com especialidade em Comércio Exterior, trilhou um pouco da cronologia da marca, evidenciou as transformações e conquistas mais expressivas, e compartilhou projeções para os próximos anos. O que não falta é propriedade à ele para falar sobre do assunto, afinal, o diretor de Operações Comerciais iniciou sua trajetória na Marcopolo no ano de fundação da Volare, em 1998. Um crescimento visto de perto.
“Os últimos 25 anos, sem dúvida, foram de muito sucesso, e a prospecção para o futuro é de ainda mais crescimento, mais inovação, mais evolução. Sem dúvida, um futuro fantástico nesse caminho que a Volare faz de inovar, trazer novos produtos, criar novos segmentos, novos mercados e, com um time que é sensacional, seguir prospectando vendas e fazendo essa história de um futuro cada vez mais brilhante”, destaca Portolan.
Hoje representando 25% da receita da Marcopolo, a Volare tem filiais em diversos estados brasileiros e, inclusive, marca presença em mais de 40 países, especialmente na América Latina, Oriente Médio e África. São elaboradas linhas completas de micro-ônibus, voltadas aos segmentos de fretamento, turismo, urbano, off-road e unidades especiais. Segundo Portolan, tudo começou com o modelo V6, considerado revolucionário no transporte de pessoas, frente à modelos conhecidos de vans.
O diretor de Operações Comerciais detalhou que, de 2002 a 2006, a empresa atingiu conquistas como o lançamento de um modelo para pessoas com mobilidade reduzida, expandiu para a Argentina e África do Sul e passou da marca de 20 mil unidades produzidas. Em 2007, teve início uma parceria com o governo federal para o programa Caminho da Escola, o qual a Volare forneceu 1.900 veículos escolares.
“A Volare tem uma admiração muito grande por que é um projeto do governo federal que, desde 2007, é muito bem estruturado e, como objetivo principal, tem a mobilidade das crianças, dos estudantes para as escolas, aonde a criança ou a escola estiverem. E a Volare tem produtos, como o Volare 4×4, que conseguem fazer esse deslocamento das crianças em áreas remotas”, conta Portolan.
Na década de 2010, a empresa inaugurou a sua primeira fábrica em São Mateus, no Espírito Santos, e chegou ao Oriente Médio. A ampliação também passou por México, Costa Rica, Catar e países do continente africano. O período foi marcado, também, pelo lançamento do Volare-E, o primeiro micro-ônibus 100% elétrico do Brasil. O pioneirismo persiste, já que recentemente a marca revelou o protótipo do primeiro micro autônomo da América Latina.
Mesmo com os desafios impostos pela pandemia da Covid-19, a gestão da Volare se mostrou sólida e, em 2022, sendo detentora de cerca de 20% dos emplacamentos de ônibus no Brasil, atingiu o recorde de faturamento anual de R$ 1,5 bilhão. O resultado, conforme Portolan, é demonstrado na escolha do cliente.
“A Volare atua de maneira única no Brasil, com um produto completo, com um modelo de negócios diferente, onde tem muito próximo do que é o mercado automobilístico. Tem produtos à pronta entrega, concessionárias, produtos bastante dedicados para segmentos específicos. E essa mudança que ocorreu nos 25 anos de Volare alterou, sem dúvida, o mercado. Por uma pesquisa que a gente fez recentemente, mais de 80% dos clientes pensam, como primeira marca, na Volare”, constata.
Ainda em celebração do 25° aniversário, diretores, clientes, fornecedores e parceiros da Volare foram homenageados durante o evento com a entrega de placas por Portolan e pelo presidente do Conselho de Administração do Banco Moneo e membro do Comitê de Estratégia e Inovação da Marcopolo, Mauro Belini.