De forma emergencial, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou o tráfego na alça sentido Novo Hamburgo do novo viaduto da Scharlau, na BR 116, em São Leopoldo. O objetivo é dar mais agilidade e fluidez à passagem de veículos de atendimento emergencial que se deslocam para as cidades atingidas pelas inundações que assolam o Rio Grande do Sul.
O trecho passa a compor o caminho assistencial que conecta a Região Metropolitana às regiões Central, Sul e Serra Gaúcha. Conforme a autarquia, o tráfego é preferencial para os veículos de segurança, socorro e transporte de suprimentos. O Departamento solicita que os condutores de veículos leves evitem o local por medida de segurança e para garantir a fluidez e agilidade no socorro e atendimento à população afetada.
A situação da BR 116 sobre a ponte do Rio dos Sinos é a mesma. O trecho segue com pista alagada no trecho entre o viaduto de acesso à cidade até a avenida João Corrêa. O fluxo nos dois sentidos ocorre em uma faixa cada. Há congestionamento de 4 Km em cada lado e, segundo a prefeitura de São Leopoldo, a alternativa além da BR 116 continua sendo a avenida Integração, Lomba Grande sentido Novo Hamburgo-São Leopoldo. As pontes 25 julho, do Ginásio e da avenida Mauá continuam interrompidas, devido ao nível de água na pista.
*Via Correio do Povo