(Foto: Divulgação/CASACO)
Pelo menos um quinto dos deputados federais brasileiros enfrenta alguma pendência na Justiça Criminal, seja como investigados em inquéritos ou como réus em ações penais. O dado provém de um levantamento realizado pelo Congresso em Foco, que identificou ações judiciais envolvendo 111 dos 513 parlamentares. Nenhum deles é do Rio Grande do Sul.
A lista de deputados investigados e réus abrange todo o espectro ideológico e inclui parlamentares de 16 partidos na Câmara dos Deputados. O partido com o maior número absoluto de ocorrências é o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em geral, as acusações variam desde delitos relacionados ao exercício de função pública, como corrupção e peculato, até crimes contra a honra, preconceito e violência contra a mulher.
O levantamento foi realizado por meio de consultas públicas a sites de tribunais, incluindo o Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os seis Tribunais Regionais Federais (TRFs) e os Tribunais de Justiça estaduais (TJs). É possível que existam mais ações judiciais não listadas, seja porque estão em sigilo ou porque alguns tribunais não possuem meios eficientes de consulta pública.
A lista de parlamentares em exercício usada como referência foi consultada em 28 de maio de 2024. Ela inclui apenas os congressistas que estavam em seus cargos nesta data. O levantamento não abrange ações de improbidade administrativa, que pertencem à Justiça Cível.
Os deputados que constam na lista são investigados ou réus, o que não implica necessariamente a culpa. Isso porque um inquérito pode não resultar em uma ação penal, e em um processo penal, o acusado pode ser declarado inocente.
O Congresso em Foco apresentou a lista dos processos. Para entender cada caso específico, é necessário considerar suas particularidades. Por isso, também são fornecidos o número e o local de tramitação de cada ação judicial, permitindo uma busca mais detalhada.
Você cuida da sua maranta-riscada com carinho, mas as flores nunca aparecem? A frustração é…
Se a sua yucca, também conhecida como yuca-pé-de-elefante ou mandioca-brava, está com folhas amareladas, não…
Competição internacional de confeiteiros amadores começa em maio e busca novo talento para representar o…
Campus do Instituto Federal será instalado em uma área de 16 hectares, com acesso pela…
O evento teve como foco a apresentação do diagnóstico inicial da região e a participação…
Agenda do Cônsul em Porto Alegre, Caxias do Sul, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves tem…
This website uses cookies.