Caxias do Sul

Levantamento não encontra focos do mosquito Aedes aegypti em Caxias

Nenhum foco do mosquito foi encontrado em levantamento realizado em outubro (Foto: Divulgação/Internet)
Nenhum foco do mosquito foi encontrado em levantamento realizado em outubro (Foto: Divulgação/Internet)

A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) não identificou nenhum foco do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, no Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). O trabalho foi realizado de 23 a 31 de outubro, na área urbana de Caxias do Sul, atestando baixa infestação predial no município.

Nenhum foco do mosquito foi encontrado em levantamento realizado em outubro (Foto: Divulgação/Internet)

Durante o levantamento, foram feitas 6.478 inspeções em imóveis. Os agentes de endemias coletaram 124 amostras, cada uma podendo conter várias larvas, pupas e mosquitos adultos. Contudo, a análise laboratorial não identificou nenhum mosquito Aedes aegypti nas amostras.

O LIRAa é uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Saúde, que busca orientar as ações de controle do inseto transmissor da dengue, zika vírus e febre chinkungunya, priorizando as áreas infestadas pelo Aedes aegypti. O levantamento também permite identificar os principais tipos de criadouros que favorecem a proliferação das larvas. Com os dados obtidos, analisa-se a necessidade de redimensionar as ações de campo com relação ao controle do mosquito.

Neste ano, foram identificados 15 focos do Aedes aegypti em Caxias do Sul. As larvas estavam nos bairros Santa Fé (1), Tijuca (2), Nossa Senhora da Saúde (1) e Cânyon (11).

Orientações para combate ao Aedes aegypti:

– limpar com escovação semanal o pote de água do cão e/ou gato;
– recolher o lixo do pátio;
– colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca;
– recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva; ou encaminhar ao Ecoponto da Codeca (não tem custo para o morador que entregar o pneu seco na Codeca);
– tampar caixas d’água;
– colocar telas milimétricas em caixas d’água descobertas, captação de água da chuva e nos ralos;
– limpar calhas;
– lavar e escovar piscinas;
– eliminar os pratinhos das plantas.