Custo de Vida

Leilão de tradicional pousada da Serra Gaúcha é suspenso pela Justiça

O leilão da Pousada Fornasier foi suspenso por 90 dias, já que os proprietários conseguiram a regularização fiscal do imóvel

Pousada Fornasier tem leilão suspenso

O leilão da conhecida Pousada Fornasier, de Pinto Bandeira, que estava previsto para o próximo dia 17 de agosto, foi suspenso pela Justiça. Tradicional pousada que abrigava ainda uma vinícola e um restaurante era alvo de um processo de execução fiscal do governo do estado do Rio Grande do Sul. Porém, na sexta-feira (5), a Justiça suspendeu o leilão.

Os motivos

De acordo com informações de mercado, os proprietários do imóvel teriam conseguido financiar a dívida com o governo estadual, razão pela qual houve o início do processo leiloeiro da Pousada Fornasier. A decisão atual, proferida pelo juiz Paulo Meneghetti, da 2ª Vara Cível da Comarca de Bento Gonçalves, paralisa o processo por 90 dias. Ainda, deu mais 30 dias após o prazo de três meses de suspensão, para que o governo decida se a ação prossegue, ou não. O entendimento jurídico, neste quesito, aponta que o leilão será cancelado, uma vez que a dívida foi renegociada.

O leilão, até então promovido pelo leiloeiro Volnei Zaccarias, responsável pelo certame, apontava um valor de avaliação dos lotes em R$ 6,9 milhões. O lance mínimo, com descontos aplicados, partiria de R$ 3,4 milhões. O terreno tem cerca de 20 hectares, e conta, além da pousada com 40 apartamentos, com pavilhões. Clique AQUI e veja o edital completo.

Em 2020, houve uma tentativa de negociação da Fornasier, que passaria a ser administrada pela Slaviero Hotéis, do Paraná. Mas a negociação não avançou.

Quase destruição

Localizada no quilômetro 10 da VRS-855, a Pousada Fornasier foi construída em meados dos anos 2000, por seu idealizador, Antônio Fornasier. Logo após a edificação, áreas de terra foram cedidas ao Daer para a pavimentação da rodovia estadual que liga a cidade de Pinto Bandeira a outras localidades. Por erros técnicos, a rodovia acabou sendo estabelecida próxima demais de construções já existentes e, por pouco, não provocou a destruição de parte do principal ponto turístico do município à época.