Política

Lei que torna Vacaria a Capital Nacional do Rodeio é aprovada no Senado

Parecer favorável ao projeto foi apresentado pelo senador Lasier Martins e agora segue para a Câmara dos Deputados

(foto: divulgação/rodeio de vacaria)
(foto: divulgação/rodeio de vacaria)

O Projeto de Lei n° 3135 que dá ao município de Vacaria o título de Capital Nacional do Rodeio, apresentado pelo senador Luis Carlos Heinze (PP), foi aprovado nesta terça-feira (5), na Comissão de Educação do Senado. O parlamentar destacou ter recebido a sugestão do vereador do município, Marcelo Dondé.

“O Dondé apresentou o pedido e na hora acolhi. Trata-se de justiça ao envolvimento histórico com os rodeios e a valorização da nossa tradição”, destacou Heinze.

O rodeio da Vacaria, que está na 33º edição, é conhecido internacionalmente por celebrar a cultura e as tradições do povo gaúcho. O evento começou em 1958, com apenas um torneio de laço e um concurso de rédeas. O evento durou somente um dia e teve dimensão intermunicipal.

No ano seguinte, 1959, o evento tornou-se estadual. A partir de 1960, passou a ser realizado a cada dois anos, como funciona até hoje. O rodeio foi considerado internacional na quinta edição, quando competidores de todo o contimente começaram a disputar as provas.

“O rodeio é um mundo à parte, uma cidade de lona no acampamento, um universo de convivência sadia do homem com a natureza”, concluiu Heinze.

O parecer favorável ao projeto foi apresentado pelo senador Lasier Martins e agora segue para a Câmara dos Deputados.