Polícia

Lei de Abuso de Autoridade impede imprensa de ter acesso as ocorrências policiais em Caxias

Foto: RSCOM
Foto: RSCOM

Em razão da Lei de Abuso de Autoridade que entrou em vigor nesta sexta-feira (03), a Central de Polícia de Caxias do Sul não autorizou o acesso da imprensa as ocorrências policiais registradas nas últimas 24 horas na cidade.
A determinação foi em função da punição prevista na nova lei, aos agentes que que violarem a determinação de não permitir o registro fotográfico de pessoas presas, pois o agente responde não só pela ação, mas, também, pode responder pela omissão ao permitir a foto ou acesso ao registro com nomes de suspeitos.

A Secretaria de Segurança do RS também emitiu uma nota aos soldados da Brigada Militar orientando aos policiais, para que não exponham os indivíduos sob sua custódia, de forma gratuita, às equipes de imprensa ou a populares, de forma a contrariar o dispositivo legal retromencionado.

Neste sentido, devem os momentos de condução e permanência na guarda e custódia de presos ser realizados de forma técnica e com os devidos cuidados em relação à segurança do conduzido e das guarnições, porém, simultaneamente, preservando o livre exercício do jornalismo, no que for adequado.

Em Caxias do Sul deverá ocorrer um ajuste dos delegados em relação ao acesso das informações. De acordo com o titular do 1º Distrito Policial, delegado Vitor Carnaúba, na próxima terça-feira (07), haverá uma reunião com todos os delegados para definir um modo de padronizar as informações que serão colocadas a disposição da imprensa.

Na quarta-feira (08), deve ocorrer uma reunião entre imprensa e Polícia Civil, para definis como vai funcionar as novas regras para o acesso as ocorrências. A reportagem do Portal Leouve e Rádio Viva FM tentou em duas oportunidades ter acesso as informações da delegacia nesta sexta, entretando, não houve a liberação.